Direto da Redação Negócios

Embrapa Cocais quer abrir novos mercados para o babaçu

O babaçu é um produto da sociobiodiversidade brasileira que garante a base da economia extrativista de centenas de famílias, principalmente no Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. No mercado tradicional de produtos do babaçu, o fruto é o principal componente da palmeira, pois armazena seu componente mais nobre: a amêndoa. Todavia, as práticas tradicionais de processamento da amêndoa e o baixo nível tecnológico na fabricação de alimentos com babaçu têm como consequência baixa produtividade, falta de padronização e pouco tempo de vida útil de prateleira. Além disso, o desconhecimento dos consumidores sobre suas potencialidades, torna o extrativismo e o  processamento do babaçu pouco atrativos principalmente para os jovens.

Projeto recém-aprovado da Embrapa Cocais tem o objetivo de desenvolver novos processos e produtos alimentícios feitos com a amêndoa de babaçu com a possibilidade de ocupar novos nichos de mercado a partir da agregação de valor ao produto.  O propósito é promover a interação de conhecimentos técnicos e tradicionais, aumentando o valor agregado da produção artesanal com a inclusão das quebradeiras de coco no desenvolvimento desses processos e produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *