Destaques Pecuária

Vaca Senepol bate recorde de embriões em uma aspiração

A vaca Maressa da 3G 1854, pertencente ao rebanho da Senepol 3G, voltou a ser destaque. Ela quebrou mais um recorde. Desta vez, na produção de embriões: foram 165 embriões, frutos de uma única aspiração da doadora. A fêmea já havia chamado a atenção em outubro, após a equipe conseguir aspirar de uma só vez 485 oócitos.

O rebanho da Senepol 3G conta com o apoio técnico da ABS. O veterinário da empresa, Alysson Resende, foi o responsável pelas aspirações; ele explica que a genética do animal é o fator determinante dos resultados impressionantes obtidos.

“A média de produção de oócitos da raça Senepol é de 40. Para os embriões, a média fica em 10 a 12 embriões por aspiração, e o máximo que tínhamos visto era cerca de 90, 100 embriões. A produção dela foi realmente surpreendente. Mesmo sendo filha de uma das melhores vacas do plantel Senepol 3G, a SCR 1241, ela se destacou de forma absoluta em relação a suas irmãs”, destaca Alysson.

“Outros fatores determinantes são a nutrição e a sanidade praticadas na fazenda, o manejo faz uma diferença muito significativa”, conta.

O resultado fica ainda mais expressivo ao se levar em consideração que os embriões foram produzidos a partir de sêmen sexado, que, normalmente, registra índices um pouco menores. “Isso deixa o recorde ainda mais impressionante, com certeza”, enfatiza o veterinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *