Avicultura Direto da Redação

McDonald’s quer servir no Brasil apenas ovos de galinhas criadas livres

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s do mundo e que opera a marca em 20 países da América Latina e do Caribe, anuncia que começou a comprar ovos de galinhas criadas sem gaiola. O primeiro país beneficiado será o Brasil. A ação reforça o compromisso global da marca com o bem-estar animal, além de posicionar o mercado brasileiro como referência na região para atingir a meta estabelecida pela empresa de comprar exclusivamente esse tipo de produção a partir de 2025. A companhia alinha-se aos objetivos globais do sistema McDonald’s para minimizar o impacto ambiental de seus restaurantes e construir uma cadeia de suprimentos mais sustentável até 2030.

“Ser a marca líder na América Latina e no mundo nos desafia a implementar iniciativas como essa. Portanto, dar esse passo é muito significativo para nós. Continuamos concentrando esforços para minimizar o impacto ambiental de nossas operações”, afirma o Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável da companhia, Leonardo Lima.

O projeto inicial está focado no centro de distribuição da empresa no Paraná, que é responsável pelo fornecimento para toda a rede de restaurantes na região sul do Brasil. A partir disso, o plano é expandir a oferta em todo o país e, depois, para o restante dos mercados operados pela Arcos Dorados.

Conhecido como Cage Free (livre de gaiolas), esse sistema de produção permite que as aves tenham espaço para andar livremente, esticar as asas e realizar comportamentos naturais importantes, como reprodução e criação de ninhos para botar seus ovos, além de evitar o uso desnecessário de antibióticos em animais saudáveis. Os locais onde ficam são secos e protegidos de predadores ou condições climáticas adversas que podem comprometer a saúde do grupo.

A Granja Mantiqueira, maior produtora de ovos da América do Sul, fornece os produtos que atendem aos mais rigorosos padrões de bem-estar animal, com base no Programa de Certificação Internacional da Certified Humane Raised & Handled. Por sua vez, os ovos têm o selo da Certified Humane Brasil.

“Essa conquista só foi possível graças à preocupação histórica do McDonald’s com a sustentabilidade, uma questão prioritária dentro da empresa. Prova disso são as certificações obtidas de importantes entidades do setor, como MSC (Marine Stewardship Council) para os peixes utilizados na preparação do McFish, FSC (Forest Stewardship Council) para nossas embalagens e Rainforest Alliance para o café. Temos orgulho de ser pioneiros em iniciativas sustentáveis, sempre com o apoio indispensável de nossos parceiros”, diz Ives Uliana, Diretor de Supply Chain da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

“Aplaudimos o compromisso e as medidas que o McDonald’s está adotando para libertar milhares de galinhas das gaiolas e aumentar os níveis de bem-estar animal na produção de ovos. Isso reforça o fato de que o futuro estará livre desse método. Esperamos continuar trabalhando juntos na implementação dessa política em outras regiões do país”, afirma Maria Fernanda Martin, gerente de programas e políticas corporativas da Humane Society International (HSI) no Brasil.

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