Agricultura Destaques

Três benefícios que os fertilizantes com aminoácidos agregam a poda

A poda é uma técnica cultural empregada para renovar o ciclo fisiológico da planta e, assim, evitar que ocorra crescimento vegetativo excessivo – o que pode reduzir a quantidade de frutos -, ou que haja sobrecarga de nascimento de frutos, já que o excesso pode ocasionar a perda de tamanho e qualidade. Por isso, diversos fatores devem ser levados em consideração antes da realização da poda, como idade da planta, produtividade, variedade, condições climáticas e financeiras – esse último fator deve ser muito bem avaliado, pois em caso de uma poda drástica, ocorre a impossibilidade de produzir na safra seguinte, fazendo com que a planta volte a frutificar após dois anos. No caso das lavouras de café.

Seja qual for a cultura ou o tipo da poda a ser empregada, a recomendação é que seja feito um planejamento e acompanhamento por um técnico agrícola ou agrônomo, que avaliará a melhor técnica a ser praticada. Independentemente da escolha, existem formas para o produtor melhorar o fornecimento de nutrientes de forma eficiente e equilibrada e reduzir os possíveis impactos negativos causados pela poda, por meio do uso de fertilizantes enriquecidos com aminoácidos.

O engenheiro agrônomo, Rafael Hirano, destaca três benefícios que esse tipo de fertilizante pode trazer para a produção.

Crescimento e resistência

Os aminoácidos, como moléculas orgânicas primárias, participam de diversos processos fisiológicos da planta. Como exemplo, pode-se citar a cultura da uva. Após a poda, a planta armazena diversos compostos nos seus ramos e caule, entre eles o aminoácido arginina. “Esse aminoácido será redirecionado para a formação de outros ramos e brotos assim que a planta retomar seu crescimento”, explica Rafael Hirano.

Reposição de energia

Após a poda, pode ocorrer desequilíbrio no fluxo interno da planta, o que gera um grande gasto energético. Thiago afirma que a utilização de aminoácidos pode reduzir esse impacto e auxiliar no reequilíbrio das energias para que a planta se recomponha. “A aplicação de fertilizantes com arginina otimiza o acúmulo de energia, facilitando a recuperação e produção eficiente em novos ciclos da plantação”, destaca.

Redução de estresse

A poda gera um grande estresse para a planta, deixando-a enfraquecida e, como já mencionado, acarreta grande perda de energia. “Os aminoácidos têm como característica serem moléculas antiestressantes e o uso de fertilizantes à base de aminoácidos pode ser feito previamente – a fim de preparar a planta para o estresse que virá -, ou alguns dias após a poda, para estimular o fluxo de energia para a retomada de crescimento”, finaliza o especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *