Tecnologia

Librelato lança semirreboque graneleiro em aço de alta resistência

A Librelato apresentou na Fenatran 2019, que termina hoje, dia 18 de outubro, o novo semirreboque graneleiro de três eixos e 12,5 metros de comprimento fabricado com aços de alta resistência da SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação e comercialização de aços de alta resistência, que participa como expositora no evento. O projeto, feito em conjunto também com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) – líder em fornecimento de produtos de Nióbio, conta com a tecnologia  PRÓ-NIO, que utiliza o nióbio na composição do aço, o que torna a liga mais resistente em relação aos aços estruturais convencionais.

A SSAB levou para seu estande a representação da traseira do graneleiro lançado pela fabricante. “A grande inovação foi trabalhar com aços de alta resistência onde nunca foram utilizados antes. O graneleiro é hoje um dos produtos mais vendidos do Brasil, mas nesse equipamento, sempre só se utilizou aço convencional”, diz Danilo Souza, gerente regional de vendas da SSAB. Além disso, ele destaca que a grande conquista do projeto foi ter um equipamento até 780 quilos mais leve do que o convencional, uma redução bem expressiva que caracteriza maior carga transportada, redução de emissão de CO2 na atmosfera e redução de consumo de combustível”, completa.

Fabiano Gastaldon, coordenador de engenharia de produto da Librelato, explica que anteriormente, o equipamento era fabricado com aço convencional, o A36, que no projeto atual, foi substituído pelo aço de alta resistência Strenx. “A ideia de desenvolver o projeto foi em cima da competitividade, que cresce cada dia mais em relação aos implementos rodoviários, buscando uma redução de tara para ter uma logística  de maior carga líquida, que é o que todos os clientes procuram hoje: transportar mais”, salienta, destacando que o produto ficou mais resistente, devido ao uso de materiais de alta resistência.

O gerente regional de vendas da SSAB também ressalta o uso do Strenx 960 no para-choque, um aço com resistência ainda mais alta, o que representa um componente de segurança, com a função de absorver o impacto em caso de acidente. “É um equipamento que precisa ser leve e com a redução de peso, acaba sendo mais ergonômico para o operador”.

O desenvolvimento do projeto foi iniciado no ano passado, com estudos sobre o uso de aços de alta resistência no equipamento graneleiro. Após alguns meses de desenvolvimento de projeto, da construção de protótipos e testes práticos no início deste ano, a Librelato lançou oficialmente o implemento na Fenatran de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *