Direto da Redação Eventos

Vetoquinol reúne veterinários para discutir TE em bovinos

A Vetoquinol Saúde Animal reuniu cerca de 30 veterinários especializados em reprodução de bovinos no Encontro Reproduzindo Resultados, focado em transferência de embriões e realizado em duas cidades: São José do Rio Preto, SP e Belo Horizonte, MG.

Os eventos contaram com a palestra “Viabilidade técnica e econômica da produção de embriões in vivo com sêmen sexado”, ministrada pelo PhD, médico veterinário e professor Carlos A. C. Fernandes, da Biotran Assessoria e Consultoria Medicina Veterinária.

Durante a apresentação, Fernandes explicou que a superovulação não interfere negativamente na reprodução das futuras doadoras. Segundo o professor, “não existem trabalhos de pesquisas que constatam que a superovulação diminui a eficiência reprodutiva de doadoras”.

Ele também apresentou as vantagens do método in vivo, que incluem a possibilidade de aplicar a biotecnologia em número reduzido de doadoras, não necessitando de uma grande escala, além da logística mais simples e mais versatilidade, pois os embriões nascidos por este processo podem ser congelados com maior facilidade e melhor taxa de prenhez. A produção in vivo de embriões ou TE (Transferência de Embriões) consiste na estimulação hormonal dos ovários (superovulação ou indução de ovulações múltiplas) das fêmeas para indução do desenvolvimento, maturação e dominância de vários folículos simultaneamente.

O evento Reproduzindo Resultados também foi palco para promoção de Folltropin-v, extrato de Folitropina altamente purificado, obtido através de cuidadosa seleção de glândulas pituitárias suínas. O produto é liofilizado para manter sua potência em condições normais de armazenamento.

Folltropin-v é indicado para indução da superovulação em vacas e novilhas aptas à reprodução, objetivando o aumento da produção de embriões por fêmea. “Trata-se de uma importante solução para o aumento do número de crias por vaca/ano, contribuindo, assim, para o aumento da produtividade da pecuária”, explica o gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol, Lucas Tonelli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *