Direto da Redação Eventos

Couro Brasileiro é destaque em Milão

Terceiro maior exportador de couro do mundo, o Brasil volta a ser destaque em Milão, um dos mais importantes centros da moda mundial. Hoje, dia 2 de outubro, executivos e estilistas de marcas mundialmente reconhecidas tem a oportunidade de conhecer melhor o selo de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), apresentado no workshop “Sustainability Partnerships In The Leather Industry: Focus On Raw Material”, um evento que abre a feira LineaPelle, uma das mais importantes no mundo da moda internacional.

A divulgação do CSCB no workshop, bem como a participação de cinco curtumes brasileiros na feira LineaPelle tem o apoio do Brazilian Leather – uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo.

O CSCB foi lançado em 2015 pela cadeia produtiva de couros do Brasil. O rigoroso processo de certificação é baseado nas normas da ABNT e no Regulamento de Avaliação de Conformidade do INMETRO. O selo é reconhecido por grandes entidades do comércio internacional, como a União Nacional da Indústria Curtidora Italiana (UNIC)– por meio do Instituto Italiano de Certificação de Qualidade para o Setor de Couros (ICEC)– além de marcas icônicas, como o Grupo Kering, considerado um dos maiores indicadores mundiais de sustentabilidade corporativa.

Para obter o CSCB cada empresa precisa trabalhar no aprimoramento de 173 indicadores. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).

O workshop em Milão faz parte do projeto “Relatórios Sociais e Ambientais 2020”, com o apoio do Programa de Diálogo Social da Comissão Europeia. Estão confirmados palestrantes de todo o mundo que integram a cadeia de valor do couro desde a pecuária. O CSCB irá compartilhar a experiência com curtumes no Brasil, avanços neste setor e novos projetos que aprimoram ainda mais a produção de couro no campo da sustentabilidade. “Com uma audiência qualificada composta em grande parte pelos visitantes da Lineapelle, o workshop será importante para mostrar nosso trabalho e os resultados que temos em termos de sustentabilidade do couro nacional”, explica o representante do CICB, Rafael Andrade.

Conhecida como capital moda, Milão é o berço de marcas como Gucci, Fendi, Mochino, Prada, Versace e Missoni. Quem quiser saber mais sobre couro e ver as tendências nesse setor tem que visitar a feira LineaPelle, que reúne os maiores curtumes e designers do setor para discutir e expor o que há de novo.

Os curtumes brasileiros Bolzano, Courovale by BCM, Krumenauer, Nova Kaeru e Soubach Special Leathers terão estandes individuais na feira. Eles apresentarão suas novidades para coleções de inverno a um público de mais de 100 países com interesse em  couros acabados, alto valor agregado e atributos de design, inovação e qualidade – foco principal desta feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *