Destaques Negócios

Cooperativismo acelera acesso dos pequenos à tecnologia

As tecnologias são importantes aliadas para se produzir com a máxima eficiência. Os grandes produtores, que são a ponta da pirâmide, já dispõem e fazem uso delas, e com isso, alguns deles, inclusive, já colhem até três safras por ano. Mas, para os agricultores de menor porte, o acesso a essas tecnologias muitas vezes torna-se mais restrito.

Para reverter este cenário, uma das soluções mais eficientes e que vem ganhando força no campo é o cooperativismo. A iniciativa oportuniza acesso aos agricultores familiares, além da otimização da compra de insumos, facilidade para a comercialização de produtos agrícolas, ampliação da capacidade de armazenagem e claro, as novas ferramentas disponíveis hoje no mercado em uma proporção que jamais conseguiriam sozinhos.

De acordo com o levantamento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atualmente há 1.618 cooperativas do ramo agropecuário no Brasil. São mais de 198 mil pessoas empregadas e mais de 1 milhão de produtores rurais associados que dispõem de soja, milho, café, trigo, carne, ovos, leite e outros.

Visando esse nicho de mercado, e a fim de levar suas tecnologias principalmente aos pequenos e médios produtores, é que a J.Assy, especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio, amplia suas parcerias com as maiores cooperativas do Brasil. Com a estratégia, a ideia é que esses agricultores sejam os primeiros a implementarem e difundirem as novas tecnologias.

Umas dessas parceiras é a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, mais conhecida como Comigo, de Rio Verde/GO. Focada no beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos agropecuários, a cooperativa conta atualmente com 7,5 mil cooperados com faturamento no último ano de R$ 4,3 bilhões.

De acordo com Eurípedes Soares de Oliveira, gerente administrativo da Comigo, uma das maneiras mais eficientes da cooperativa levar aos seus produtores o que há de mais moderno de tecnologia é por meio de parcerias com empresas. “Elas são importantes porque nos dão tranquilidade para fazer a venda, pois a fábrica nos assegura em termos pós-venda e garantia”, destaca.

A cooperativa iniciou a aliança com a J.Assy há 9 anos, com a compra dos discos de plantio Apollo, que foi a grande porta de entrada. Satisfeitos com o desempenho do produto no campo, a Comigo também se interessou por outra tecnologia da empresa, o dosador mecânico Titanium. “Quando esse equipamento foi lançado começamos a observar o seu funcionamento e devido aos bons resultados, os cooperados começaram a pedir. Fomos atrás para adquirir e disponibilizamos aos produtores, pois já conhecíamos e sabíamos a qualidade do fabricante”, diz Oliveira.

Um dos diferenciais do Titanium, são os três organizadores internos, que conduzem as sementes nos furos do disco, garantindo uma distribuição precisa e minimizando os danos mecânicos. Além disso, o Titanium também conta com o visor, que permite visualizar o disco e acompanhar o desempenho durante o plantio. O dosador garante uma distribuição eficiente para diversas culturas como: soja, milho, feijão, sorgo, algodão, amendoim, canola e girassol.

De acordo com o gerente, o Titanium foi uma revolução em termos de plantabilidade e distribuição de sementes aos cooperados. Isso porque os fabricantes de plantadeira a cada ano modernizam os equipamentos, mas em termos de distribuição não havia muita evolução. “Quando saiu o Titanium vimos que houve uma grande mudança no plantio, que ajudou muito o produtor, principalmente no milho, que é uma semente cara, que precisa ser distribuída perfeitamente homogenia para não ter filas duplas e nem falhas. Além disso, com esse equipamento, as plantadeiras mecânicas ficaram tão boas quanto às pneumáticas”, disse Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *