Direto da Redação Notícias

Sindicatos Rurais e Senar-MT investem em brigadas contra o fogo

Queimadas. Este é o assunto que tem mobilizado dezenas de produtores rurais nos mais diversos municípios mato-grossenses nos últimos meses. O presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Antonio Fernandes de Mello conta que a solução encontrada para ajudar os produtores de sua região a combater o fogo em suas propriedades foi orientá-los a telefonar para o Sindicato Rural e pedir ajuda. “Assim que recebemos a informação repassamos para os grupos de whatsapp e, então se forma um mutirão para ajudar aquele que está enfrentando o fogo”, explica o presidente.

Tunico, como é popularmente conhecido, conta ainda que o Sindicato Rural em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realizou dezenas de treinamentos de Formação de Brigadas de Incêndio – NTCB 34 e o de Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura. “E assim, capacitamos os colaboradores de diversas propriedades. Mesmo assim, este ano, está muito difícil de controlar o fogo”.

O presidente diz ainda que uma das dificuldades mais comuns, nesta época do ano, são os incêndios na beira das rodovias que acabam atingindo as propriedades com muita rapidez. Ele explica que o produtor é proibido de mexer ou limpar a faixa de domínio, ou seja, o espaço que fica entre o asfalto e a cerca que define o limite da propriedade rural. Este espaço pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Nesta época, com a umidade baixa e as altas temperaturas, qualquer plástico, lata,  pedaço de metal ou bituca de cigarro pode ser motivo de combustão. “E isso acontece muito na beira da estrada, nesta faixa de domínio e a partir daí, o  fogo atinge rapidamente a propriedade”, destaca Tunico.

Com o objetivo de capacitar cada vez mais pessoas para atuar no combate ao fogo, nos primeiros oito meses de 2019, o Senar-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais de Mato Grosso realizou 52 cursos de Formação de Brigadas de incêndio – NTCB 34 e outros 19 de Prevenção e controle de fogo na agricultura. Ao todo foram capacitadas, neste ano, mais de 900 pessoas, em 54 municípios para “lidar” com os incêndios rurais.

Para os próximos quatro meses estão previstas mais 23 turmas de Formação de Brigadas de Incêndio – NTCB 34 e outras cinco de Prevenção e Controle de Fogo na Agricultura. Estes treinamentos serão realizados em 22 diferentes municípios e devem capacitar mais de 500 pessoas. “Estes treinamentos foram formatados em 2016 e 2017 para atender as solicitações não só dos Sindicatos Rurais, mas também dos produtores rurais”, explica o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio.

Ele conta que desde que o curso Formação de Brigadas de incêndio – NTCB 34 foi formatado em 2017 já foram treinadas mais de 2 mil pessoas, em 50 municípios. “Para 2020 já temos 88 turmas previstas que devem acontecer em 41 municípios. Isso significa mais 1.800 pessoas capacitadas para atuar nesta área, mas mesmo assim, a demanda continua crescendo”.

Já o treinamento de Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura, formatado em 2016, capacitou cerca de 400 pessoas em 28 municípios. Para 2020 está prevista a realização de 34 turmas, onde serão capacitadas mais de 400 pessoas em 23 diferentes municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *