Notícias

DSM e Cepea/USP lançam aplicativo para gestão do confinamento

A Tortuga, marca da DSM de suplementos nutricionais para bovinos, equinos e pequenos ruminantes, em conjunto com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, ligado à Esalq/USP), anuncia o lançamento do aplicativo “Mais Arroba”, uma ferramenta inédita que chega para ajudar os pecuaristas a melhorarem a gestão da produção em sistemas confinamento. Disponível para download gratuito em sistemas Android e iOS, a equipe de especialistas da área de Ruminantes da DSM atuou para o desenvolvimento das informações zootécnicas disponíveis na ferramenta e as questões financeiras (custos, rentabilidade etc.) ficaram a cargo do time do Cepea.

A apresentação do novo aplicativo ao mercado é a grande novidade da empresa para o lançamento da sexta edição do Tour DSM de Confinamento, que tem a sua primeira etapa marcada para o dia 20 de setembro, em Ribas do Rio Pardo (MS). Para esse ano, essa maratona de dias de campo onde os times da DSM e do Cepea mostram os resultados zootécnicos e financeiros da aplicação de tecnologias que geram (em média) uma arroba a mais por bovino no confinamento prevê a avaliação de cerca de 23 mil animais em sete eventos, incluindo cinco etapas mais o lançamento e o encerramento em quatro Estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás.

Simulador de dados zootécnicos, custos e rentabilidade do confinamento

O aplicativo Mais Arroba é uma ferramenta completa de simulação para todos os fatores zootécnicos e econômicos/financeiros que influenciam os resultados do confinamento. A partir de dados inseridos pelos produtores, é possível simular os ganhos produtivos dos animais, os custos fixos e variáveis do confinamento (boi magro, dieta, sanidade etc.), a rentabilidade e a taxa de retorno mensal (em Reais), entre outros fatores. “O Mais Arroba busca dar o suporte para uma melhor decisão do confinador, auxiliando com informações precisas sobre os insumos necessários para a produção e principalmente calculando a rentabilidade da atividade, através de simulações e gestão de preços”, conta Thiago Bernardino, pesquisador do Cepea.

Além disso, o aplicativo fornece aos usuários uma série de indicadores financeiros monitorados pelo Cepea, como o preço da arroba por região e os custos médios (abrangência nacional e para as cinco regiões do Brasil) que incidem nesse sistema produtivo, além dos resultados de todas as 35 etapas das cinco edições do Tour DSM de Confinamento realizadas até esse ano, que avaliaram mais de 100 mil bovinos. Com esses números de referência, o produtor consegue, inclusive, comparar os seus custos com a média nacional e verificar o seu nível de eficiência do ponto de vista de gestão do negócio. “Como a pecuária brasileira é bastante heterogênea pelas condições climáticas e pelos custos variáveis dos insumos, os confinadores enfrentam realidades muito diferentes para produzirem nas principais regiões de pecuária do País e, a partir de agora, têm no aplicativo Mais Arroba, da DSM e do Cepea, um aliado importante para melhorar a gestão e buscar mais rentabilidade nos sistemas intensivos”, comenta o gerente de categoria Confinamento da área de Ruminantes da DSM, o zootecnista Marcos Baruselli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *