Notícias

Couro brasileiro é destaque no maior fórum do setor

Projeto único no mundo e que tem despertado a atenção dos principais stakeholders do comércio internacional de couro, a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) será um dos destaques no seleto grupo de palestrantes do Sustainable Leather Forum, em Paris, que se realiza hoje, dia 16 de setembro. Com ingressos esgotados, o fórum terá presença de representantes de marcas como Louis Vuitton, Hermès e Kering.

O Brasil será representado por Rafael Andrade, do Centro das Indústrias de Curtumes Brasileiro (CICB). De acordo com Andrade, a cadeia produtiva do couro brasileira foi convidada a compartilhar sua experiência única no aprimoramento de indicadores que são determinantes para garantias aos clientes da indústria e consumidores finais. O Fórum terá clientes e fornecedores da indústria do couro discutindo as propostas mais sustentáveis neste universo.

A CSCB foi lançada em 2015 pela cadeia produtiva de couros do Brasil. O rigoroso processo de certificação é baseado nas normas da ABNT e no Regulamento de Avaliação de Conformidade do INMETRO. O selo é reconhecido por grandes entidades do comércio internacional, como a União Nacional da Indústria Curtidora Italiana (UNIC) – por meio do Instituto Italiano de Certificação de Qualidade para o Setor de Couros (ICEC) – além de marcas icônicas, como o Grupo Kering, considerado um dos maiores indicadores mundiais de sustentabilidade corporativa.

Para obter a CSCB cada empresa precisa trabalhar no aprimoramento de 173 indicadores. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).

Sustainable Leather Forum, organizada pelo Conselho Nacional do Couro da França, terá 25 palestrantes representando, além de marcas globais, iniciativas como European Commission e Unifab.

O evento ocorre na véspera da abertura da feira Première Vision Leather, a principal referência em mostra comercial de couros em Paris. Nesta edição, a feira terá quatro curtumes brasileiros expondo seus desenvolvimentos para designers e compradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *