Destaques Pecuária

Inseminação Artificial alavanca ganhos e promove melhoramento genético

Atualmente, o melhoramento genético figura entre as estratégias indispensáveis para tornar o rebanho mais eficiente em larga escala. Com a diversidade de raças, é possível aproveitar os atributos por meio da seleção e/ou do cruzamento genético, melhorando características específicas dos animais, como rusticidade (adaptação ao clima, resistência aos parasitas), eficiência produtiva e reprodutiva, taxas de crescimento, habilidade materna, características morfológicas, desempenho de itens relacionados a saúde, entre outros.

Pensando em todos esses benefícios, a Alta, empresa de melhoramento genético de bovinos, promove neste mês de agosto, 16 turmas do curso de Inseminação Artificial (IA) em bovinos em dez estados brasileiros, sendo eles: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará e Tocantins.

O objetivo é treinar e capacitar técnicos, estudantes, criadores e interessados em promover o melhoramento genético nos rebanhos bovinos. “Nossa proposta é oferecer ao mercado qualificação e a melhor orientação técnica. A Alta conta com uma equipe especializada que está atenta a realidade e busca as melhores opções para cada perfil de produtor”, destaca Reginaldo Santos, Gerente Técnico de Leite da Alta.

A Inseminação Artificial é uma ótima alternativa para quem deseja melhorar a qualidade do rebanho com baixo custo de investimento. As propriedades podem comprar sêmen de bons animais para promover o melhoramento genético e aumentar a produção, sem precisar gastar uma alta quantia com reprodutores caros e nem sempre melhoradores. “Os touros de Central são provados, ou seja, temos as informações do que eles podem entregar. Isso é uma grande vantagem ao pecuarista, que pode fazer um investimento mais atrativo e de retorno garantido”, explica Santos. Dessa forma, “com a IA conseguimos democratizar e maximizar a utilização de animais superiores”, acrescenta.

Além do uso de touros provados, que é uma grande segurança para o aumento da produtividade, outra vantagem da Inseminação Artificial é a possibilidade de combinar características específicas dos animais, promovendo evolução mais rápida dos rebanhos de acordo com as necessidades da cada fazenda e de realidade de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *