Destaques Eventos

Oportunidade de negócios e desafios na produção são destaques na TecnoCarne

O conceito de Indústria 4.0 abriu a programação do segundo dia do Fórum TecnoCarne, espaço dedicado a debates e palestras sobre temas relevantes para a indústria de processamento da proteína animal, promovido durante os dois primeiros dias da 14ª edição da TecnoCarne, feira referência do setor na América Latina, que termina hoje, dia 8 de agosto, no São Paulo Expo.

A palestra que abriu o evento exemplificou aos presentes os primeiros passos para que uma indústria implante esse conceito em suas operações, destacando principalmente que essa transição não demanda grandes investimentos, mas, sim, conhecimento da situação da empresa e do mercado. “Hoje a Indústria 4.0 é muito mais do que uma revolução tecnológica. Adequar-se ao modelo é essencial para as empresas que querem sobreviver no mercado”, destacou o Antônio Carlos Cabral, que é Coordenador do Curso de Eng. de Produção e da Pós-Graduação em Engenharia, Instituto Mauá de Tecnologia.

“O ponto mais importante desse processo é que a empresa entenda qual o seu lugar no mercado, conheça sua atual situação e identifique quais soluções podem ser instaladas em seu negócio para que comece essa transição. É um processo longo, que envolve esforço de toda a equipe, mas deve ser contínuo”, afirmou.

Os visitantes da TecnoCarne encontram na feira mais de 100 marcas com as mais recentes inovações para implantar o conceito da Indústria 4.0 em seu negócio, focadas especialmente em produtividade, melhorias dos processos industriais e segurança.

Presente no evento desde a chegada da empresa no país em 2000, a Handtman apresenta aos visitantes a linha PVLS 125, que proporciona aos clientes a opção de dobrar sua produção no mesmo espaço, com uma melhor otimização no processo. “A partir do uso dessa tecnologia é possível produzir, em uma linha com até quatro pessoas, por exemplo, cerca de 1.600 kg/h de linguiça frescal, resultado que é praticamente o dobro do que é produzido atualmente com as tecnologias disponíveis”, afirma o diretor a Handtman do Brasil, Mariocy Bonfim. “A TecnoCarne é uma feira muito interessante para o nosso negócio, pois reúne visitantes que estão em busca de inovações. Temos como histórico a geração de muitos negócios aqui, por isso estamos com boas expectativas”, destaca Bonfim.

Pela segunda vez no evento, a JBT destaca a sua importância como um canal de comunicação entre as empresas do setor. “A feira é um espaço onde conseguimos nos aproximar de novos contatos, que normalmente não temos acesso pelos canais habituais. Aqui estão os principais tomadores de decisão, o que nos permite não só fortalecer o relacionamento com nossos clientes, mas a oportunidade de apresentarmos nossos projetos para um público que ainda não nos conhece”, enfatiza o gerente de vendas, Fabio Viegas. A empresa destaca nesta edição da TecnoCarne as máquinas que foram incorporadas à linha, por meio das recentes aquisições realizadas pela JBT. “Em nosso estande destacamos a tecnologia HPP (High Pressure Processing), conhecida no Brasil como ‘pressurização a frio’. Esse processo permite a formulação de produtos com menos sódio, conservantes e outros aditivos, que tenham um shelf life igual ou até maior que dos produtos convencionais, mantendo o seu sabor e frescor”, destaca Viegas.

A Tecmaes, que participa da feira pelo sexto ano, destaca a embaladora automática de frangos inteiros com sistema de fechamento com fita adesiva, além do lançamento do Termodatador de folheamento – Superflash e os equipamentos da nova parceria com a italiana SACCARDO. “Além de seguir as principais normas de segurança, que são uma exigência do mercado, nossos equipamentos oferecem maior produtividade para o negócio e mais conforto ao operador”, salienta o analista de Marketing da Tecmaes, Juliano Farina. “Estamos confiantes que o mercado está retomando o crescimento e que será uma boa feira para gerarmos novos contatos e ótimas negociações.”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *