Notícias

Programa do SENAR vai atender famílias rurais de Brumadinho

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai lançar o programa SuperAção Brumadinho no próximo domingo, dia 28 de julho, data em que é comemorado o Dia do Produtor Rural. O objetivo do programa é levar uma série de ações para resgatar a cidadania e melhorar a qualidade de vida da população rural do município que foi impactada pelo rompimento da barragem na região.

Durante dois anos, cerca de 800 famílias rurais vão receber, gratuitamente, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e ações de formação profissional rural e promoção social.

A Assistência Técnica e Gerencial do Senar foca na melhoria da produtividade e na renda das propriedades rurais, possibilitando a evolução socioeconômica e o desenvolvimento sustentável.

O evento de lançamento do programa ocorrerá na Estação Cidadania, das 9h às 16h. Na ocasião, também haverá a assinatura do termo de cooperação entre o Senar e o Ministério da Cidadania para a implantação de projetos produtivos no meio rural com o auxílio técnico do Senar. Em contrapartida, o Ministério da Cidadania destinará um recurso de R$ 2.400 (por projeto) divididos em duas parcelas.

A programação de lançamento do Superação Brumadinho terá uma série de atividades voltadas para o público rural com foco em saúde, cultura, esporte, arte e lazer. Entre os atendimentos de saúde serão oferecidos teste de glicemia, consultas urológica e ginecológica, exames de PSA e de vista, orientações sobre de saúde bucal e corte de cabelo.

Na parte cultural, haverá apresentações do humorista Saulo Laranjeira e teatro de marionetes. Estão previstas oficinas de artesanato, balão modelável, produção de fantoches, confecção de colar e pulseiras. Também acontecerão atividades paras as crianças como a oficina de Slime, contação de história, pintura em rosto, camarim fashion, cama elástica e gincanas.

Para garantir a participação das famílias rurais no evento de lançamento, o Senar vai oferecer transporte gratuito saindo dos principais pontos de cada comunidade rural de Brumadinho.

O projeto SuperAção Brumadinho envolve o Sistema CNA/Senar, a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e o Senar-MG com parceria do Ministério da Cidadania, Aliança Brumadinho.

O evento de lançamento tem ainda apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Brumadinho, Prefeitura Municipal de Brumadinho e Sindicato dos Produtores Rurais de Pará de Minas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *