Pecuária

IATFmax classifica novos touros por fertilidade

A ABS anunciou a lista atualizada de touros certificados pelo IATFmax, sistema de avaliação da fertilidade de touros da ABS. O levantamento mostra crescimento dos animais com a certificação. Após o processamento de novas informações, a lista atingiu 47 reprodutores certificados para a característica. A classificação, com base científica, garante resultados acima da média em IATF, oferecendo aceleração do melhoramento genético nos rebanhos.

De acordo com o levantamento, 12 novidades aparecem na lista. Para a categoria IATFmax+, classificaram-se os touros Baruck, Kito da CNE, MSX Beef, Protege 306, Vasco, Vingador e Zap. Já na categoria IATFmax+3, passaram a ser contemplados os touros Ramesses e West Coast. Por fim, na categoria mais avançada, IATFmax+6, os novos integrantes são Blackbeef, Final Cut e Frontero. Além disso, dois animais subiram de categoria em relação à avaliação anterior. Foram eles: Gala e Rubaiah, que agora são IATFmax+3.

“Atingimos 1,5 milhões de informações coletadas a campo, dados que passam por uma avaliação estatística robusta, e, assim, certificamos os touros. E o melhor é que o IATFmax oferece informações sólidas e confiáveis de forma muito rápida, o que permite que o touro seja avaliado na própria safra em que é usado”, descreve o gerente Técnico e Ferramentas Genéticas Corte da ABS, Cristiano Ribeiro, ressaltando que a lista de touros é atualizada três vezes por ano.

O gerente de Mercado e Contas Chave Corte da ABS, Gustavo Morales, também destaca que a credibilidade das informações do IATFmax e o diferencial da certificação em possibilitar que touros jovens sejam avaliados. “Quanto mais cedo os animais se certificarem, maior será a contribuição do touro para o mercado, seja em número de filhos ou em melhoramento do rebanho. Estamos aliando avaliação genética e fertilidade: é tudo que o criador busca”, completa.

Os novos touros certificados foram anunciados durante o Encontro IATF, promovido pela ABS em Uberaba (MG). O evento reuniu mais de 100 profissionais, veterinários e técnicos, responsáveis pela maior fatia dos protocolos de inseminação feitos em todo o país.

“A fertilidade é, sem dúvida, a característica mais buscada atualmente. Ela representa muita eficiência e produtividade em rebanhos de qualquer tipo de sistema de produção. Percebemos que quando identificamos touros superiores em fertilidade, eles diretamente se tornam líderes de venda e com valor agregado, de excelente custo benefício. E nós estamos sempre em busca desses dados com a confiabilidade que o cliente precisa”, afirma Marcelo Selistre, gerente de Produto e Projetos Corte Europeu da ABS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *