Notícias

CTG repovoa o rio Paraná com 1 milhão de peixes

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a CTG Brasil está realizando a soltura de 1 milhão de peixes na bacia do rio Paraná. São sete solturas técnicas e educativas que tiveram início no dia 22 de maio e vão até 7 de junho, nos reservatórios das usinas Jupiá e Ilha Solteira, operadas pela empresa. O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para incentivar ações em todo o planeta em prol da proteção do meio ambiente Por isso, as solturas serão especiais e contarão com ações de educação ambiental, e a presença de autoridades e alunos da rede municipal de ensino de Selvíria (MS) e de Castilho (SP), além da equipe técnica da CTG Brasil.

Em Selvíria, a soltura foi na Ponte São José dos Dourados. O prefeito José Fernando Barbosa e 40 alunos da escola Prof. Nelson Duarte Rocha participaram da ação. Hoje, dia 5, em Castilho, a soltura ocorre na Vila dos Operadores, com a presença da prefeita Fátima Nascimento e a participação de 70 alunos das escolas Youssef Neif Kassab, Maria Dauria Oliveira e Mauro Roberto Manoel.

Serão soltos 100 mil peixes das espécies pacu-guaçu e curimbatá. Nas outras solturas, de natureza técnica, são mais 800 mil, totalizando 1 milhão de peixes. Com as solturas realizadas desde o início do ano, a CTG Brasil alcança a marca de 1,7 milhão de peixes soltos em 2019, apenas no rio Paraná. Para o segundo semestre, serão mais 308 mil.

“A CTG Brasil tem um compromisso de longo prazo com o País. Nosso objetivo, além de contribuir com a matriz energética brasileira, é promover desenvolvimento sustentável, sempre pautado pela responsabilidade social e pelo respeito ao meio ambiente”, afirma Aljan Machado, diretor de Saúde, Segurança, Qualidade, Meio Ambiente e Patrimônio.

A CTG Brasil possui um Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, com objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas. Para isso, mantém uma Estação de Piscicultura em Salto Grande (SP), onde, além da criação de peixes, desenvolve pesquisas em parceria com universidades. Desde o início do programa, mais de 36 milhões de peixes foram soltos nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema. As solturas são autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *