Agricultura

Comercialização de soja recua em 2018/19

A comercialização da safra de soja em 2018/19 atingiu 58% da produção esperada até o último dia 10 de maio, índice bem abaixo dos 64% registrados na safra passada. O número também é menor sobre os 68% registrados em 2016 e dos 61% da média normal de cinco anos. Os dados foram levantados pela DATAGRO Consultoria, que atribui o menor ritmo das vendas com a queda nos preços.

O levantamento também mostra que 45% da produção de milho de verão já foi negociada, um avanço diante dos 32% observados há um mês, e também 44% maior em igual momento do ano passado. “A aceleração das vendas neste último mês esteve ligada à postura mais agressiva de venda pelos produtores”, destaca o chefe de grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Jr.

Em relação à safra de inverno de milho 2019, 44% da produção estimada já está comprometida pelos produtores, contra 39% no mês anterior. O ritmo está bem avançado em relação aos 32% de igual momento do ano passado, e praticamente estável sobre os 44% da média normal. Em relação ao avanço nas negociações, o especialista da DATAGRO diz que se observa uma expectativa de preços menores diante da safra maior para o milho, além de lentidão nas vendas da soja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *