Tecnologia

Sistema reduz custos no transporte sucroalcooleiro

O Brasil deve colher 677 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em 2019, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2019 deve alcançar R$ 597,8 bilhões, ou 1,4% acima do obtido em 2018, conforme informações do Ministério da Agricultura. Trata-se do segundo maior valor da série histórica, iniciada em 1989 e só superado por 2017, quando alcançaram-se R$ 601,8 bilhões.

Diante desse mercado em ebulição, a MiX Telematics, empresa global de telemetria e gestão de frotas, desenvolveu uma solução para atender o segmento sucroalcooleiro. A tecnologia fornece informações para gestão das frotas, que transportam a cana de açúcar das plantações para as usinas. Permite, às empresas, que a locomoção da matéria prima seja monitorada, visando à segurança do motorista e da carga e a otimização de processos e custos.

As funções realizadas pelo sistema são medição dos tempos de campo, ida e volta para as frentes de colheita e medição da velocidade média, distância e consumo de ida e volta das frentes de colheita. Com os dados coletados pelo sistema, é possível aperfeiçoar as práticas adotadas nessa atividade, elevando a produtividade e eficiência do negócio.

O monitoramento pode ser realizado tanto no modo automático, ou seja, quandoas medições são programadas e realizadas espontaneamente pelo sistema, quanto no modo apontado, quando motoristas informam as paradas que fazem, entram na fila e na frente ou saem. Neste caso, o sistema consegue trazer mais riqueza de informações para contabilizar os indicadores (KPIs).

“A tecnologia para o mercado sucroalcooleiro permite reduzir custos, mais segurança e qualidade nos serviços prestados. Nossas soluções são criadas especificamente para atender as necessidades dos transportadores e usinas de cana, que podem gerir o trabalho de forma inteligente e ágil”, diz Bruno Santos, Diretor de Serviços da MiX Telematics.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *