Pecuária

Fosfato bicálcico e o peso no custo do suplemento mineral

Scot Consultoria – A suplementação com fósforo é fundamental para os bovinos devido, principalmente, à deficiência deste mineral nas pastagens tropicais. O fosfato bicálcico é a principal fonte de fósforo nos suplementos minerais e, devido ao seu preço, pode responder por 75% a 85% do custo final de uma mistura de suplemento mineral, segundo a Embrapa.

Em São Paulo, a tonelada do fosfato bicálcico está cotada, em média, em R$2,45 mil, alta de 2,1% em relação a abril. Porém, na comparação ano a ano, o produto está custando 6,3% menos.

Os recuos estão associados ao menor patamar do dólar comparativamente com o primeiro semestre de 2018, mas principalmente devido as quedas nas cotações no mercado de fertilizantes, que é o balizador neste caso, em função da maior representatividade em termos de demanda pelo nutriente.

Esse patamar mais baixo de preços do fosfato bicálcico poderá refletir em preços menores este ano para os suplementos minerais utilizados nas rações dos bovinos. Considerando essa época do ano, de redução das chuvas nos próximos meses e perda da qualidade do capim, a suplementação é necessária para evitar a perda de peso dos animais e diminuir os impactos do período seco do ano sobre o desempenho dos bovinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *