Eventos

Livro conta os 25 anos da Agrishow

Foi lançado nesta segunda-feira, 29 de abril, na 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, o livro O ESPELHO DA INOVAÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL, escrito pelo jornalista Benê Cavechini, que conta a história daquela que se tornou a mais importante exposição de tecnologia voltada para o agronegócio. “Esse livro é fruto de dedicação e empenho para contar os 25 anos da Agrishow”, disse o presidente da Agrishow, Francisco Matturro, que agradeceu às 19 empresas apoiadoras do projeto, às profissionais da editora Metalivros que “trabalharam incansavelmente nas revisões” e ao escritor Benê Cavechini, que organizou e escreveu o texto final com o auxílio de cinco colaboradores.

Cavechini, por sua vez, destacou a pesquisa e a evolução dos maquinários desde o início da feira, contando cada etapa no decorrer dos anos. “Não é uma obra técnica, mas procura dar ideia dessa evolução”, disse o escritor. Cavechini enfatizou que foi inserido no texto um documento histórico da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos), de como foi desbravado o Cerrado Brasileiro, a partir dos anos de 1960, e de como ocorreu a correção do solo para o desenvolvimento da agricultura brasileira.

A obra é fartamente ilustrada por 150 imagens históricas e atuais e tem como foco a evolução tecnológica das máquinas e equipamentos industriais que são tradicionalmente lançados e expostos a cada edição da feira. Bilíngue, português e inglês, reúne informações fornecidas pelos colaboradores da obra, formando um cenário amplo e contemporâneo do significado da Agrishow para seus expositores.

Editado pela Metalivros, com 7.700 cópias da primeira edição, o livro será distribuído entre os vários nichos de relacionamento de um seleto grupo de apoiadores. A publicação começa com uma apresentação do sistema produtivo agrícola no Brasil e suas máquinas inovadoras, desde o preparo do solo ao transporte para os grandes centros. Em seguida apresenta a ação dos principais atores do crédito financeiro presentes na feira. No terceiro capítulo faz um resumo dos números e fatos atrelados à realização da feira, que completa 25 anos. O livro termina fazendo uma apologia à importância crescente das cooperativas agropecuárias de caráter inédito.

Além da distribuição institucional dos apoiadores, a Metalivros colocará exemplares à venda durante o evento de lançamento, e depois nas livrarias de todo país.

A Agrishow 2019 acontece até o 3 de maio, em Ribeirão Preto e é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, principal promotora de feiras de negócios no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *