Pecuária

Tapuio quer abrir mercado de cortes premium de carnes de Búfalo no NE e CO

O mercado de carne de búfalo ainda é pouco explorado no Brasil, por isso a Tapuio Agropecuária, localizada em Taipu, no Rio Grande do Norte, aposta na comercialização de cortes premium deste tipo de carne para ampliar seu faturamento total em 2019.

A empresa, que já fatura em média R$ 24,2 milhões por ano com a venda de ovos, mozzarellas e queijos de búfala para o Nordeste e Centro-Oeste do país, e que é pioneira na exportação de mozzarellas de búfala de origem nacional para os EUA, iniciou a comercialização dos cortes especiais da marca DiBufalo de forma discreta no final de 2018, aproveitando os canais de vendas já consolidados pelas mozzarellas e queijos em estados como Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Pernambuco, Fortaleza e Brasília.

Ao iniciar as operações com a venda de carnes no final do ano passado, a empresa investiu em parcerias com produtores para a criação de animais que atendessem a um rigoroso protocolo de acabamento de carcaça e bem estar animal, bem como na contratação de serviços terceirizados para abate, processamento e embalagem dos cortes sob Inspeção Federal. Ainda para o primeiro semestre desse ano está prevista a inauguração de uma processadora para produção de embutidos e hambúrgueres em Recife, também na modalidade de parceria, que serão comercializados com a marca DiBufalo. Foram investimentos da ordem de R$ 3 milhões na formação de pastagens, transportes e estrutura para dar suporte ao novo segmento. Para 2019 o plano é continuar investindo na captação de novos clientes nas cidades onde já atuam e na produção, e trabalhar na divulgação das vantagens nutricionais do consumo da carne de búfalo.

Desde que iniciou as vendas de carnes, Francisco Veloso, diretor executivo da Tapuio Agropecuária, afirma que a procura pelos produtos aumentou 20% até agora. “O mercado é muito promissor, praticamente inexplorado. O consumidor, os chefs e o varejo estão começando a aprender sobre a qualidade da carne de búfalos agora, e nisso estamos tendo um papel-chave, pois além de todo o trabalho de vendas, também focamos em levar informações sobre o sabor e os valores nutritivos da carne bubalina quando comparada à carne bovina, ao consumidor”, afirma o empresário.

Com faturamento de R$ 24,2 milhões em 2018, os produtos da Tapuio Agropecuária como queijos de búfala e ovos são distribuídos para todos os estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. A empresa também atua no mercado externo, com exportações para os Estados Unidos. As possibilidades de ampliação da exportação são significativas: a empresa está negociando exportações para Argentina e Peru. “Percebemos que o bem-estar animal, com a criação de búfalos em pasto – e não em confinamentos, como é comum em outros países – é mais um diferencial valorizado no mercado externo”, enfatiza Veloso.

Para dar suporte ao seu plano de expansão de vendas dos derivados de leite de búfala no Brasil e no exterior, a Tapuio Agropecuária realizou em 2016 e 2017 um aporte de R$ 8 milhões, para captação e reuso das águas pluviais, instalação de biodigestor e aerogerador. Do total, R$ 4 milhões foram destinados para a construção de uma nova ordenha de búfalas totalmente automatizada, que funciona como um carrossel. Trata-se do primeiro rebanho de búfalas do país a contar com essa tecnologia, que foi importada da Irlanda do Norte e o primeiro do gênero na América Latina que possibilitará dobrar a produção até 2021, saltando das atuais 20 toneladas de queijo por mês para aproximadamente 40 toneladas.

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *