Agricultura

Nova variedade de Grão-de-bico é resistente e abre perspectivas para exportação

O grão-de-bico é uma leguminosa de clima temperado, mas não havia no Brasil cultivares adaptadas para a faixa tropical, o que tornava o país dependente de importação para atender seu consumo interno de oito mil toneladas anuais. Em 2015, a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) lançou a cultivar de grão-de-bico BRS Aleppo, que apresenta ótima adaptação às condições ambientais brasileiras, bem como elevado nível de tolerância aos fungos de solo. Além disso, a cultivar tem dupla aptidão, tanto para o processamento industrial (grãos reidratados e conservas) quanto para o consumo de grãos secos.

A BRS Aleppo é um dos destaques do Balanço Social 2018, estudo divulgado anualmente Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que aponta o seu retorno social para a sociedade, que também revela que para cada real aplicado na Embrapa no ano passado, foram devolvidos R$ 12,16 para a sociedade. A novidade será anunciada no próximo dia 24, na solenidade dos 46 anos da estatal agropecuária, que registrou também um lucro social de R$ 43,52 bilhões em 2018. Esse valor foi obtido a partir da análise do impacto econômico de 165 soluções tecnológicas e de cerca de 220 cultivares desenvolvidas pela Empresa.

Indicada para o Brasil Central, o grão-de-bico BRS Aleppo produz entre 2.500 a 3.500 kg/ha, com custo de produção 30 a 40% menor, quando comparado ao feijão. Como resultado, a área plantada que era de 200 hectares em 2015 passou, em 2018, para 9 mil hectares e o país deixou de depender de importações, além de ter boas perspectivas para comercializar o volume excedente para os mercados asiáticos.

Outro impacto positivo é que a maior oferta de grão-de-bico nacional pode aumentar seu consumo interno, o que traz vantagens nutricionais, pois é um alimento de alto valor proteico (em torno de 21,2 gramas por 100 gramas do grão), alta digestibilidade e tem conquistado espaço na culinária, especialmente entre adeptos da dieta vegetariana.

3 Responses

  1. Sou um pequeno produtor rural em Criciúma-SC, planto soja, trigo e feijão. Estou apostando na cultura do grão de bico como uma alternativa para nossa região em substituição a cultura do feijão, que é muito instável economicamente. Consegui a semente de grão de bico da variedade BRS Allepo com a EMBRAPA hortaliças de GO, eles doaram a semente e eu paguei apenas o frete. Plantei uma área de 3 hectares para teste em 5 de setembro de 2019, agora está com uns 15 dias de nascido. A semente é excelente, germinação em torno de 90 %, estou muito satisfeito, está com um excelente vigor. Aproveito a oportunidade para agradecer na Embrapa a Sra. Patrícia, Sra Lédia e especialmente ao Sr. Osmar Artiaga, produtor rural, pesquisador, entusiasta e pioneiro na cultura do grão de bico no Brasil, uma verdadeira referência, a quem devo muita gratidão por me passar um pouco do seu imenso conhecimento dessa cultura. Eu farei um novo plantio em fevereiro ou março do ano que vem, para testar em qual época se adapta melhor ao nosso clima. Espero que eu tenha sucesso nesta nova aposta e que consiga estabelecer esta cultura como uma opção rentável aqui na minha região.

    1. Boa noite Nazi,
      Estou interessado em plantar uma pequena área, você consegue alguns kg de sementes?

      1. Bom dia, Elias! A semente você conseguirá através da Embrapa Hortaliças, de Goiás – DF. Eu não estou plantando mais o grão de bico, ele não se adaptou bem aqui na minha região e o mercado aqui é fraco para esta cultura, muito difícil de comercializar por aqui. Desculpe a demora em te responder. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *