Pecuária

Foco na qualidade da carne

A Apta desenvolveu em seu Polo de Colina uma tecnologia para a produção de gado de corte. O “Boi 7.7.7” preconiza a produção de um gado de 21 arrobas em até dois anos, quando normalmente leva-se até três anos para produzir um animal de 18 arrobas. O sistema tem como meta que a rês alcance sete arrobas na desmama, sete na recria e outras sete na engorda, daí deriva o nome “Boi 7.7.7”. O método aumenta em 30% os lucros dos pecuaristas e tem revolucionado a pecuária de corte do Brasil, sendo adotado em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, no Paraná e em Rondônia – principais regiões produtoras.

As vantagens desta tecnologia têm impactado na indústria. A empresa Phibro Nutrição Animal é parceira e realiza o projeto Pecuária do Conhecimento, com o objetivo de disseminar o conceito e transferir conhecimentos e informações para o desenvolvimento de uma pecuária eficiente, rentável e sustentável. Em sete anos de atividade, 2.500 pecuaristas foram treinados em Colina, com aulas teóricas e práticas.

O frigorífico Minerva Foods também tem incentivado a adoção da tecnologia. Eles criaram, em parceria com a Apta, o “@ + Lucrativa”, um programa de suporte ao produtor na suplementação dos animais em todas as fases de produção. O objetivo é financiar e dar suporte técnico para produtores, para que eles consigam suplementar a produção de gado de corte e atingir a meta do conceito do Boi 7.7.7. Ao incentivar a adoção do conceito tecnológico, a empresa consegue abater animais mais jovens e pesados.

O Instituto de Zootecnia (IZ), da Pasta, busca por meio de seus centros de pesquisa – Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte e Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite – a transferência de tecnologias e identifica os impactos sociais, econômicos, ambientais, científicos e tecnológicos de seus estudos. Com base no Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP), foram priorizadas três áreas estratégicas, visando criar novos conhecimentos e aumentar qualitativa e quantitativamente a capacidade institucional para inovação: Produção Sustentável de Carne, Produção Sustentável de Leite e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *