Eventos

Congresso ABQM volta a Presidente Prudente após 19 anos

Após 19 anos, o Congresso Brasileiro ABQM está de volta a Presidente Prudente (SP). A 29ª edição do evento, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), começou terça-feira, dia 23 de abril, e vai até domingo, no Rancho Quarto de Milha. Foram realizadas 2.200 inscrições para as modalidades de Breakaway Roping, Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico e Laço Pé.

Para garantir a integridade dos 630 cavalos e cerca de 500 bovinos participantes das provas, a ABQM segue as exigências do ‘Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar Animal em Competições Equestres’, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No recinto, atuam dez juízes de prova, 14 estagiários de Medicina Veterinária e Zootecnia, além de médico veterinário de plantão 24h, com atendimento clínico gratuito.

Todos os cavalos são identificados por microchip e é conferida a documentação sanitária de cada um quando chegam ao evento. Nas provas, os juízes inspecionam individualmente os cavalos para assegurar a integridade física e segurança desses animais. Orlando Silva Filho, médico veterinário e coordenador técnico do Stud Book da ABQM, ressalta que os cuidados se estendem aos bovinos durante todo o período do evento.

“Os garrotes participantes das modalidades de Laço, no Congresso da ABQM, são equipados com protetor de chifres, o que os garante conforto e proteção. Há ainda diversos cuidados no manejo dos bovinos, que recebem suplementação alimentar específica, de acordo com a idade, além de água e feno. Ações como essas conferem aos bovinos uma melhor ambiência e conforto nas provas”, afirmou Orlando.

Lei assegura o Bem-Estar Animal em Presidente Prudente

A Lei nº 9.799/2018, de 11 de outubro de 2018, sancionada pelo prefeito Nelson Bugalho, dispõe sobre a regularização de eventos esportivos e recreativos, envolvendo equinos e bovinos, em Presidente Prudente. De acordo com o decreto, as provas devem atender exigências que assegurem o Bem-Estar dos animais participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *