Opinião

Avicultura do futuro, qual o caminho?

Cidinei Miotto* – As aves são, em disparado, importantes fontes para produção de proteína de alta qualidade, e têm grande relevância na agroindústria mundial, dada sua eficiência alimentar, taxa de crescimento diário e índice de rendimento de carcaça no abatedouro.

Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) até 2024 é esperado um crescimento de 22% no consumo de carne de frango, ao passo que a participação do Brasil nesse mercado aumentará para 31%.

Esse aumento será necessário devido a projeção de incremento da população mundial. A ONU (Organização das Nações Unidas), estima que até 2024 seremos mais de 8 bilhões de pessoas. Mas, a ampliação do consumo não tem um fator único, a Organização também considera a maior renda da população, principalmente em países em desenvolvimento, fazendo com que as pessoas busquem alternativas melhores para a alimentação.

É possível afirmar que a demanda por frango continuará crescendo, tendo em vista sua qualidade, seu preço e também por se tratar de uma carne que não tem qualquer restrição de consumo, seja cultural ou religioso.

E para suprir essa necessidade e se enquadrar nesse cenário, será indispensável que as empresas se preocupem com a nutrição de precisão, diminuindo as margens de segurança nas formulações. Quando temos maiores margens de segurança, temos mais nutrientes disponíveis para os microrganismos que habitam o intestino e isto compromete a saúde das células intestinais.

Dessa forma, as agroindústrias precisarão investir cada vez mais na avaliação da qualidade dos ingredientes das dietas, conhecer melhor seus fornecedores, ter laboratórios qualificados para fazer um acompanhamento imediato e também ter a capacidade de segregar os ingredientes, de acordo com suas características nutricionais.

Nesse ponto, ferramentas que consigam antecipar qualquer fato relevante que possa influenciar o potencial de produção dos frangos, e maximizar a probabilidade de tomadas de decisão cada vez mais assertivas.

(*) Cidinei Miotto é Líder Nacional de Avicultura da Cargill Nutrição Animal – Nutron

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *