Eventos

Programa desperta interesse de crianças por atividade pecuária

O Clube de Bezerras, iniciativa da Frísia Cooperativa Agroindustrial, com mais de três décadas de tradição, vai marcar presença no primeiro dia da ExpoFrísia, 25 de abril. Realizado anualmente com filhos de cooperados e de seus colaboradores com idade entre 8 e 15 anos, o programa tem como objetivo apresentar a pecuária leiteira e despertar o interesse das crianças pela atividade familiar.

 

Os membros do clube têm como missão acompanhar a bezerra desde o nascimento e durante todo o processo recebem conhecimento técnico da equipe que os visita e ensina diretamente na propriedade. Com coordenação do setor de Pecuária Leiteira da Frísia, o Clube de Bezerras trata de temas que vão desde a saúde e bem-estar dos animais até como fazer a gestão da criação.

 

A turma de 2019 conta com 18 crianças e bezerras da raça Holandês Preto e Branco e Vermelho e Branco. “É incrível ver a evolução das crianças que já participam há alguns anos. No início, elas não dão muita importância para o clube, mas com o tempo elas começam a gostar e se dedicam cada vez mais a aprender”, ressalta Lucas Mesquita, zootecnista responsável pelo programa na cooperativa.

 

Competindo e aprendendo

 

As crianças que fazem parte do Clube de Bezerras disputam anualmente a Copa dos Apresentadores, competição que reúne os filhos de colaboradores e associados da Frísia, Castrolanda e Capal, que se apresentam nas feiras das três cooperativas.

 

A competição é dividida em três fases, sendo que a primeira etapa acontece na ExpoFrísia. A classificação é feita com base na avaliação do acompanhamento e cuidado das crianças com as bezerras, no preenchimento correto da ficha do animal e da pontuação alcançada durante a apresentação. “A relação entre a criança e o animal, o entrosamento, a postura do puxador e da criação, tudo isso é analisado pelos juízes. Apesar de compormos um pódio, todos os participantes são recompensados no final da competição”, explica Mesquita.

 

A apresentação do Clube de Bezerras acontecerá na quinta-feira, 25 de abril, às 19h, no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí. A Copa dos Apresentadores será no sábado, às 10h30.

 

(Foto: Raul Voorsluys)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *