Agricultura

Insumos para Agricultura Orgânica

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou um Grupo de Trabalho Técnico (GTT) para tratar da criação e implementação do Programa Nacional de Insumos para a Agricultura Orgânica – Programa Bioinsumos.

 

Sob coordenação da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, o grupo de trabalho será integrado por representantes de outras três secretarias do Mapa: Defesa Agropecuária, Política Agrícola e Agricultura Familiar e Cooperativismo. Os representantes serão indicados nos próximos dias.

 

Até o fim deste mês o GT deve realizar a primeira reunião de trabalho. E, para 9 de maio, já está previsto seminário interno de sensibilização de todas secretarias do ministério com a participação de especialistas que irão apresentar os principais aspectos dos bioinsumos e as demandas relacionadas ao tema.

 

Os bioinsumos abrangem sementes, fertilizantes, produtos para nutrição vegetal e animal, defensivos biológicos feitos a partir de micro-organismos para controle de pragas, produtos homeopáticos ou tecnologias que tem ativos biológicos na composição.

 

Alinhamento

 

Um dos objetivos do Programa é harmonizar as ações e experiências existentes de forma descentralizada no setor, identificando as necessidades do setor e propondo novas formas e processos que possam trazer inovação e fomento. E prevê a definição de eixos temáticos e a revisão do marco legal relacionado ao assunto. Um dos pontos, por exemplo, que deve ser discutido é a produção de insumos dentro das propriedades rurais.

 

“O objetivo é olhar para o que temos hoje, que envolvem os insumos, em que situação estão e o que é viável fazer. A expectativa é que o programa organize o processo para impulsionar o setor, que tem crescido no país”, comentou a bióloga Mariane Carvalho, chefe da Divisão de Novos Insumos da Secretaria de Inovação do Mapa.

One Response

  1. Bom dia! Estou encontrando grandes dificuldades de encontrar bioinsumos e biodefensivos para agricultura doméstica na Bahia. Gostaria de saber se existe algum local em Salvador ou região que venda estes insumos e preparados.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *