Tecnologia

Números do setor de drones

O DroneShow apresenta novamente números atualizados dos sistemas SARPAS – Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas – mantido pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – e SISANT – Sistema de Aeronaves Não Tripuladas – da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, com o objetivo de informar a comunidade sobre os avanços do setor de drones no Brasil. Estes números foram atualizados até o início de 2019, sendo portanto um retrato fiel do setor de Drones no Brasil.

 

O SARPAS foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a solicitação de acesso ao Espaço Aéreo para o uso de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS/Drones) no espaço aéreo brasileiro. Segundo os números atualizados em 15 de janeiro de 2019, o SARPAS conta com 18.951 pilotos e 14.161 aeronaves cadastradas. Em relação ao número de operações, até hoje foram 93.421 pedidos no total, sendo que destas 82.732 foram aprovadas, uma taxa de 88,6% de respostas positivas.

 

Por sua vez, o cadastro no SISANT é obrigatório as ae­ronaves não tripuladas de uso recreativo (aeromodelo) ou não recreativo (RPA), com peso máximo de deco­lagem superior a 250 gramas e limitado a 25 quilos e que não voará além da linha de visada visual (BVLOS) ou acima de 400 pés (120 metros) acima do nível do solo. Deve ser feito um cadastro por aeronave e cada equipamento deve estar vinculado a uma pessoa ou a uma empresa no Brasil, que será a responsável legal pela aeronave. No SISANT, os números atualizados até 15 de fevereiro de 2019 apontam 50.945 pessoas cadastradas, sendo quase 95% pessoa física e o restante empresas. Em relação ao número de aeronaves, estão cadastrados 62.048 drones no total, sendo pouco mais de 35% para uso profissional e o restante de uso recreativo.

 

Com o objetivo de tirar dúvidas diversas e informar sobre as recentes alterações na regulamentação, foi realizado um webinar no último dia 28 de fevereiro com apresentação do Cel Jorge Humberto Vargas, do DECEA, e moderação de Emerson Granemann, da DroneShow. Visando tornar o uso de aeronaves remotamente pilotadas uma atividade mais segura e acelerar este mercado no Brasil, o DroneShow criou um espaço pode-se encontrar, de forma rápida e fácil, as principais dicas, regulamentações e links para o uso consciente de drones.

 

Através do endereço www.droneshowla.com/boas-praticas é possível acessar uma compilação de dicas, leis, instruções, portarias e normas referentes ao tema, oriundos dos sites da ANATEL, DECEA, ANAC, Ministério da Defesa, dentre outras fontes. Esta é mais uma contribuição do DroneShow para a Campanha #DroneConsciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *