Notícias

Inundações no centro-oeste americano destroem colheitas e arruinam fazendas

Fazendeiros em partes de Nebraska e Iowa tiveram pouco tempo para se preparar para as enchentes que invadiram suas terras na semana passada, então muitos deixaram seu gado e a colheita do ano passado para trás. Agora, enquanto eles observam os novos lagos que alcançaram sua propriedade retrocederem lentamente, alguns têm um tempo dolorosamente longo para refletir: Eles perderam tanto, permanecer nos negócios será uma luta poderosa.

 

Em algumas partes do meio-oeste, centenas de animais se afogaram ou ficaram encalhados. Grãos valiosos não armazenados e armazenados estão arruinados em caixas de armazenamento submersas e campos se transformaram em lagos, lançando dúvidas sobre se eles podem ser plantados este ano. As inundações continuarão até maio, diz a NOAA

 

Estes são tempos especialmente cruéis para os agricultores de Nebraska e Iowa, que tiveram que gastar dinheiro para reconstruir suas propriedades há apenas oito anos atrás, quando as inundações atingiram suas terras, em 2011. “Eu diria que 50% dos agricultores em nossa área não se recuperarão disso”, disse Dustin Sheldon, um fazendeiro no Condado de Fremont, devastado pelas inundações do sudoeste de Iowa perto do rio Missouri, nesta semana.

 

As águas da inundação tomaram conta das planícies e do meio-oeste norte-americano, quando um ciclone provocou forte chuva e neve na semana passada. O governador de Nebraska, Pete Ricketts, chamou o ocorrido como “o pior desastre da história de nosso estado”. Autoridades esperam que suas estimativas iniciais de danos agrícolas – US $ 400 milhões em danos às plantações, e US $ 400 milhões em animais perdidos, sejam excedidos, disse a porta-voz do Departamento de Agricultura do Nebraska, Christin Kamm.

 

Em Iowa, depois que a governadora Kim Reynolds sobrevoou fazendas inundadas em um helicóptero, ela disse que só conseguia ver os topos das caixas de grãos saindo do que parecia ser um oceano. Agricultores e pecuaristas foram especialmente atingidos. Na zona rural do leste de Nebraska, nos arredores de Omaha, o fazendeiro Eric Alberts disse que cerca de 700 de seus porcos se afogaram, muitos em seu celeiro. Ele estava tentando mover os animais quando as águas começaram a subir. “Dentro de 30 minutos, nós tínhamos mais de dois pés de água no celeiro da frente e mal conseguimos sair daqui, deixando a maioria dos animais para trás”, ele disse.

 

O destino de outros animais é um mistério. Sheldon, fazendeiro de Iowa, disse que há seis instalações que abrigam cerca de 3.000 suínos cada “e ninguém foi imediatamente capaz de alcançar os prédios inundados para ver como o rebanho se saiu”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *