Negócios

Crescimento do mercado Halal garante bons negócios

Fundada em Abril de 2008, a Siil Halal é considerada uma grande aliada das empresas que atende e também daquelas interessadas em produzir, armazenar e comercializar alimentos de acordo com as regras islâmicas. “Isso porque o Certificado Halal é um documento fiel, de garantia, emitido por uma certificadora reconhecida por países islâmicos”, informa o CEO Da Siil Halal, Chaiboun Darwiche.

Atualmente a equipe é composta por 25 colaboradores diretos entre supervisores, auditores técnicos e religiosos, diretoria, gerência e administrativo e 200 funcionários indiretos. “Nossa primeira habilitação aconteceu em 2012 para a Síria; na sequência veio África do Sul em 2014; em 2015 se deu a nossa entrada como membro do World Halal Food Council; em 2018 conquistamos o credenciamento pela GCC Accreditation Center reconhecendo a Siil Halal como certificadora para os países do Golfo, para o Reino da Jordânia e os países pertencentes à Liga Árabe. Neste mesmo ano conseguimos o reconhecimento da Emirates Authority For Standardization & Metrology (ESMA)”, destaca o empresário.

A consolidação da certificadora, na avaliação de Chaiboun Darwiche, se deu por um trabalho muito bem alinhado e embasado nas tendências apresentadas por grandes centros de pesquisas internacionais que reforçam o crescimento do mercado Halal. Alta taxa de fertilidade, crescimento da religião e a confiança depositada nos produtos certificados são apontados como os principais motivos desta alavancagem. “Dados apontam para 1,6 bilhão de pessoas que se designam muçulmanas. Além disso, o islamismo é a religião que cresce de forma rápida comparada às demais religiões. Acreditamos que em 2050 o número de muçulmanos chegue a 2,8 bilhões de pessoas”, enaltece.

Associado aos dados demográficos, informa Chaiboun Darwiche, em cifras, a economia Halal global atingiu a marca de US$ 6,4 trilhões em 2018, o dobro dos US$ 3,2 trilhões contabilizados em 2012, conforme dados levantados pela Autoridade de Padrões e Metrologia dos Emirados Árabes (Esma). “Os gastos de muçulmanos com produtos e serviços Halal giraram em torno de US$ 1,9 trilhão em 2015. Entre os principais gastos estão alimentos e bebidas, correspondendo a US$ 1,7 trilhão, seguidos de roupas e acessórios, mídia, recreação, viagens, cosméticos e produtos farmacêuticos”, detalha.

Todos esses dados sustentam a expansão da Siil Halal no Brasil. “Prevemos um crescimento de 30% nos anos de 2019 e 2020 e a abertura de uma filial em São Paulo (SP)”, confidencia o empresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *