Agricultura

Russos visitam fazenda para aprender sobre gerenciamento de irrigação

Na última semana, a equipe da Valmont, empresa de referência no mercado de irrigação agrícola, recebeu, em Uberlândia (MG), um grupo de produtores rurais da Rússia, interessados em conhecer mais sobre os sistemas de produção irrigados brasileiros. O grupo visitou uma fazenda do grupo Algar Farming, com produtos da empresa (oito pivôs desde 2014-2015, do total de 13) e que conta com o gerenciamento de irrigação desde 2018.

 

O objetivo da visita era adquirir informações sobre o manejo dos sistemas de irrigação, na intenção de aplicar esse conhecimento em propriedades russas, reproduzindo os resultados conquistados no Brasil por meio da irrigação e propagando os benefícios da atividade.

 

Ao viabilizar a visita de produtores de outros países para conhecer a agricultura irrigada nacional, a Valmont promove o agronegócio brasileiro e compartilha com o mundo os excelentes resultados obtidos nos sistemas de produção do nosso país, oportunizando, ainda, o aprendizado constante por meio do contato com profissionais estrangeiros.

 

No total, foram 11 produtores que viajaram até Minas Gerais para conhecer de perto uma fazenda brasileira, incluindo um gerente da Valmont e dois proprietários de revendas da marca na Rússia. De acordo com o consultor Valmont da regional Uberlândia, Luiz Bosco, os produtores ficaram satisfeitos com a experiência.

 

“Tivemos a oportunidade de conversar sobre o aumento de produtividade que a irrigação proporciona, e demonstramos isso com exemplos práticos visíveis na fazenda visitada. Não só foi possível ver os equipamentos de irrigação em funcionamento, mas também compartilhamos o trabalho desenvolvido pela Irriger, a nossa empresa de gerenciamento de sistemas de irrigação”, conta Luiz.

 

Entre os focos da visita à fazenda, estavam o trabalho de consultoria em gestão de irrigação como uma ferramenta para o aumento da produtividade e para a economia de recursos como água e energia. Além disso, conforme realizado na fazenda do grupo Algar Farming, foi possível perceber a uniformidade de aplicação dos recursos hídricos, resultando na otimização do uso da água.

 

Os produtores russos puderam ver de perto os efeitos do nosso trabalho e a diferença prática exercida na lavoura”, avalia o consultor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *