Agricultura

Pesquisa permite identificar compatibilidade genética de cafeeiros da espécie Coffea

Programa de Melhoramento do Café da Embrapa Rondônia estabeleceu um protocolo simples realizado em campo que permite identificar a que grupo de compatibilidade um cafeeiro da espécie Coffea canephora pertence. Com esse protocolo, os estudos realizados confirmaram três grupos de compatibilidade da espécie, cujos clones podem se intercruzar com sucesso. Tal informação é fundamental para o desenvolvimento de novas cultivares, pois essa espécie de café não se reproduz em uma lavoura formada somente com plantas do mesmo perfil genético, ou seja, ela é uma espécie autoincompatível.

 

Assim, essa nova técnica de pesquisa, intitulada “fábrica de híbridos”, favorecerá a obtenção de cafeeiros (Coffea canephora) mais produtivos e com atributos positivos adicionais. Saiba mais sobre essa pesquisa na página da Embrapa Rondônia e no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café.

 

Conheça também o Portfólio de tecnologias do Consórcio pelo link http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637 e também acesse todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *