Agricultura

Safra de soja no PR deverá ter quebra superior a dois milhões de toneladas

A safra 2018/19 de soja no Paraná deverá registrar perdas entre 5,5% a 10%, com uma quebra de produção que pode superar dois milhões de toneladas, aponta a mais recente projeção do Sistema Tempocampo da Esalq/USP. O mês de fevereiro foi marcado por um grande volume de chuvas e altas temperaturas, o que impactou o desenvolvimento das lavouras.

 

Com base neste cenário, o Sistema Tempocampo prevê que a produção de soja paranaense na temporada 2018/19 deverá ficar entre 17,10 e 18,11 milhões de toneladas.

 

As estimativas indicam que o rendimento médio no estado deverá variar entre 3,13 a 3,32 toneladas por hectare. As maiores produtividades são esperadas para o Centro-sul do estado, devido ao maior volume de chuva acumulado ao longo do ciclo e as condições mais favoráveis à cultura nesta região.

 

No tocante à soja que ainda se encontra no campo, 3% das lavouras estão na fase de floração, 39% na etapa de enchimento de grãos e 58% no estágio de maturação. As lavouras que estão nas fases de floração e enchimento de grãos ainda podem ser beneficiadas pela retomada das chuvas, que ocorreu em fevereiro, melhorando a expectativa de produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *