Agricultura

“Tortinha” do bem

Produtores de morango estão iniciando a preparação da lavoura para o plantio. Nesta etapa, a torta de Neem pode proteger a plantação de pragas, fungos e obter resistência ao mau tempo.

Nas próximas semanas, os produtores iniciam a preparação do solo para a cultura do morango. Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil produz anualmente 90 mil toneladas da fruta. De acordo com a Embrapa, em São Paulo, a produção está concentrada em Campinas, Jundiaí e Atibaia. Só este último município representa 60% da área cultivada no Estado. A cultura é praticada por pequenos produtores rurais que utilizam a mão-de-obra familiar. Com isso, gera-se renda, os trabalhadores permanecem no campo, evita-se a exclusão social nos grandes centros, agravada pelo êxodo rural.

Carlos Motta, diretor da Dalneem Brasil: “o neem tem ação comprovada no combate de pragas e fungos e no auxilio ao enraizamento e indução da florada”

Para proteção natural das plantas, sem agredir o meio ambiente, a Torta de Neem tem sido uma grande aliada. “O Neem tem ação comprovada no combate de pragas e fungos e no auxílio ao enraizamento e indução da florada”, enfatiza o diretor da DalNeem Brasil Carlos Motta.

Esta solução orgânica não se restringe ao morango e pode ser aplicada a diversas culturas ou problemas do campo, como para aumentar a resistência das plantas diante do excesso ou falta de chuva, granizo e geada. O insumo importado da Índia pela indústria catarinense DalNeem Brasil é uma resposta a uma preocupação crescente no mundo com a produção de alimentos saudáveis.

De acordo com Motta, são chamados orgânicos, os alimentos livres de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos. “Esses produtos são originários da agricultura orgânica que na Legislação Brasileira tem como objetivos a auto-sustentação da propriedade agrícola, a geração de benefícios sociais para o agricultor, a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente”, finaliza.

Defensivo orgânico

O Neem é um insumo agrícola com uso expressivo no Brasil para agricultura e a pecuária, conforme o uso e costume da própria agropecuária nacional, em que pese, por enquanto, em nosso país referido produto esteja apenas registrado para uso agrícola. O produto é extraído da semente presente no fruto da árvore de Neem, originária da Índia. Possui diversas propriedades medicinais, biocontroladoras, além de ação antisséptica, cicatrizante e imunoestimulante, conforme estudos e práticas internacionais. Usado na lavoura e pecuária. A torta de Neem estimula a resistência das plantas a situações de estresse como excesso de chuva, granizo, geada ou seca. Além disso, combate diversas pragas e fungos que causam prejuízos à agricultura. Com isso, aumenta a produtividade e rentabilidade no campo.

One Response

  1. Vindo novamente para ver o conteúdo do blog, sempre
    encontro dicas maravilhosas aqui…muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *