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Lembra delas?

A pesquisa desenvolvida pela revista rural chega a sua 18ª edição apontando as marcas de produtos e empresas que o homem do campo não esquece.

Desde sua primeira edição, a disputa, que premia os trabalhos dos setores de marketing das principais companhias que estão no mercado, é tratada e vista como um objetivo anual a ser atingido. Na edição de 2015, entre os dias 19 de março e 02 de abril, foram realizadas 1.633 entrevistas, sendo delas 1.032 com agricultores e 601 com pecuaristas. Destes números, 44% da pesquisa foi realizada na região Sudeste, 29% Centro-Oeste, 17% Sul, 7% Nordeste e 3% Norte.

Alfredo Jobke, diretor de marketing da AGCO para América do Sul diz que fica claro que o prêmio confirma o investimento que a Massey faz para ofertar soluções, produtos e serviços de acordo com o que o produtor está procurando hoje no mercado. “Nós o escutamos e trabalhamos em conjunto com ele para criar e entregar uma tecnologia para melhor sua produtividade”. A companhia levou o troféu na categoria Tratores, com 27,22%. “Para ganhar o Top of Mind, fizemos muitas pesquisas e workshops com os clientes para entender onde a gente precisava mudar e o que ele realmente precisava para ter um melhor resultado de campo”, declara. Para continuar sendo Top, ele comenta que seguir investindo e ouvindo o mercado, que a cada dia mais está competitivo e difícil, é fundamental para obter cada vez mais o sucesso. “Queremos estar sempre mais perto do cliente, visando o futuro juntos”.

Fernando Gonçalves Neto, diretor-presidente da Jacto, campeã na categoria Pulverizadores, com 37,69%, comenta que ganhar o Top é uma honra. “Quando o agricultor fala que estamos no topo de sua mente, indica que estamos fazendo bem nosso trabalho e merecemos a confiança dele”, declara. Para ele, oferecer tecnologia que melhore produtividade, qualidade e segurança, e oferecer bom serviço com peças de reposição, faz parte da caminhada para ser um vencedor. “Também temos que investir no contato face a face. Isso se torna fundamental, porque a experiência de estar próximo nos permite entender o que ele necessita e busca”, diz.

José Otacílio da Silveira, diretor comercial da Coimma

A Syngenta venceu nas categorias Tratamento de Sementes e Nematicidas, com 12,33% e 7,33%, respectivamente. “Essa conquista é muito importante para nós, afinal, as marcas mais lembradas pelo público se tornam referência em seu segmento”, declara André Negreiros, gerente de marketing da companhia. Além disso, ele comenta que o prêmio sinaliza que os esforços em comunicação das marcas estão atingindo e engajando os agricultores. “Conquistar a confiança do público é um trabalho árduo, que deve ser feito de forma contínua”. Segundo ele, é por isso que a Syngenta possui uma área marketing estruturada e ativa, que visa excelência nos planos estratégicos das marcas comerciais, garantindo que a empresa esteja sempre inovando na forma como se relaciona com os clientes. “É preciso continuar investindo em ações que reforcem a lembrança e o entendimento de nossos produtos e também no relacionamento que mantemos com eles, identificando suas necessidades e entregando soluções que o façam produzir sempre mais”, diz.

Com a vitória em Fungicidas (7,33%), Redson Vieira, gerente de comunicação, stewardship e sustentabilidade da unidade de proteção de cultivos da Basf para o Brasil, diz que a companhia vem se consolidando como provedora de soluções completas para agricultura, já que visa oferecer continuamente o que há de mais moderno e seguro no que se refere à proteção de cultivos e rentabilidade das lavouras. “O objetivo da empresa é que seus clientes possam produzir mais e melhor, sem necessariamente aumentar suas áreas plantadas”. Para ele, todo este esforço de estar cada vez mais próximo do produtor, auxiliando-o a produzir de forma cada vez mais sustentável acarreta na fidelização do consumidor à marca e a torna Top of Mind. Vieira diz que a área de marketing conta com um time bastante coeso e produtivo. “São engenheiros agrônomos, administradores, publicitários, entre diversos outros profissionais que, juntos, desenvolvem as ações que reverberam nossa marca”. E para continuar sendo vencedor, ele diz que não há segredo. “Temos que continuar a oferecer produtos e serviços inovadores que atendam e superem à expectativa e que estejam de acordo com a realidade dos produtores rurais”, declara.

Já Estuardo Jara, diretor de Inovação da Bayer CropScience, vencedora na categoria Inseticidas, com 29,69%, declara que é um orgulho muito grande para a empresa ser a mais lembrada pelo agricultor brasileiro. “Receber esse reconhecimento é uma satisfação. O cliente está no centro da nossa estratégia e isto demonstra que estamos no caminho certo”, declara. Jara comenta que mesmo em tempos de crise, é preciso estar atento para identificar às oportunidades. “Continuaremos com a nosso foco nas necessidades dos nossos clientes, para que eles ob-tenham o máximo potencial produtivo de suas lavouras, produzindo mais e com mais qualidade”. Para ele, ouvir e entender sempre o que os produtores precisam para que suas lavouras possam contribuir para o atendimento da crescente demanda mundial por alimentos, fibras e energias renováveis é a principal ferramenta para se manter top no mercado.

“Além de ser um reconhecimento de todo o esforço de uma equipe, estar entre as mais lembradas na pesquisa Top of Mind permite avaliar, por meio do voto popular, a percepção positiva do pecuarista em relação ao trabalho realizado pela companhia”. É desta forma que Felipe Daltro gerente de marketing para Pastagem da Dow AgroSciences, campeã na categoria Defensivos para Pastagem, com 43,33% da lembrança dos entrevistados, define a satisfação da empresa. Para ele, como reflexo do cenário externo, é necessário olhar para dentro e para fora da companhia e fazer um raio-x constante do plano de marketing. “Revisar nosso plano minuciosamente e adequá-lo cada vez mais aos nossos objetivos e à realidade do período é uma lição de casa que, em momentos como esse, se torna imprescindível”. Com isso, ele diz que se chega a melhores resultados e consegue-se viabilizar os planos, posicionando o negócio de pastagem de forma estratégica para toda cadeia da carne e leite e que traz, como consequência, o reconhecimento de nosso trabalho. A Monsanto levou o Top of Mind na categoria Herbicidas, com 19,66%. E André Menezes, gerente de produto Roundup da companhia diz que ser eleito pela 11ª vez consecutiva só é possível graças ao trabalho de toda a equipe. “Iniciativas como essa reconhecem o pioneirismo e a contribuição do nosso trabalho no campo para o sucesso dos produtores rurais brasileiros”, declara. Segundo ele, as bases para um relacionamento sério e duradouro com o cliente estão na proximidade e confiança. Para isso é preciso estabelecer um diálogo, ouvi-lo, internalizar o conteúdo e transformá-lo em mudanças reais. “Dessa forma vamos construindo a relação de confiança com o produtor avançando para sermos reconhecidos como a organização que mais contribui para o sucesso do agricultor brasileiro nos segmentos em que atua”. Para o gerente, em tempos de crise os produtores buscam alternativas que garantam a produtividade das lavouras e lucratividade do seu negócio. “As ações de marketing podem ajudar o produtor a ter uma visão das alternativas disponíveis como serviços e produtos que ofereçam um bom retorno econômico. Nós trabalhamos pensando sempre em como ajudar o agricultor a ter sucesso, porque ele tendo sucesso, nós, como empresa 100% voltada para agricultura, também teremos sucesso”, declara Menezes, reafirmando que é desta forma que a companhia deve trabalhar para continuar sendo vencedora da premiação.

Com a maior porcentagem dentre todas as categorias – Sementes para Pastagem, com 50,05% – Alberto Takashi, coordenador do departamento de agronomia do Grupo Matsuda, diz que para a empresa é um privilégio receber o Top of Mind, pois estar na lembrança do produtor como empresa referência no agronegócio reflete o trabalho que a companhia tem realizado ao longo de seus 66 anos de mercado. “Acreditamos que é sempre necessário investir em ações de marketing que evidenciem a marca junto ao nosso cliente final. Afinal de contas aquele que não é visto não é lembrado, como diz o provérbio popular”, declara. Takashi comenta que para se manter no topo da mente do agricultor brasileiro, acredita que é necessário continuar trabalhando de maneira séria, trans-parente e eficiente junto ao produtor. “A única maneira de a empresa ser lembrada é através dos resultados a campo, com a utilização de nossas tecnologias. Portanto, vamos continuar investindo para atender cada vez melhor aquele que para a Matsuda é o verdadeiro herói nacional, o produtor”.

A Zoetis foi uma das empresas de saúde animal que mais categorias venceu. De acordo com Angelo Melo, Diretor da Unidade de Negócios Bovinos da Zoetis, “é motivo de grande satisfação, mais uma vez, a Zoetis conquistar o Prêmio Top of Mind com Vermífugos, Vacinas Reprodutivas e Hormônios para IATF”. Segundo ele, a iniciativa da pesquisa, anualmente conduzida de maneira exemplar pelos organizadores, incentiva as empresas, “como no nosso caso, a manterem o foco na busca por tecnologias diferenciadas voltadas ao atendimento das expectativas do cliente. O resultado representa que nossos esforços em garantir produtos inovadores e de qualidade aos pecuaristas, técnicos e veterinários ultrapassaram as nossas metas. Acreditamos ainda que o estreito relacionamento que desenvolvemos com os produtores durante todo o processo – pesquisa para o lançamento de produtos, assistência técnica, pós-venda, foram essenciais para conquistarmos mais uma edição do Top of Mind”, explica. Para Melo, a Zoetis procura estar sempre presente no cotidiano dos produtores, seja por meio de produtos inovadores e de qualidade ou promovendo ações de educação continuada. “Entre nossas estratégias, buscamos promover ações – dias de campo, patrocínio aos grandes eventos do setor – para reforçar que a companhia está cada vez mais focada em atender as necessidades de seus parceiros e clientes”. A presença no campo e o investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento – a empresa direciona cerca de US$ 400 milhões ao ano para esta área – permitem à Zoetis antecipar tendências e oferecer um portfólio completo para esses pecuaristas, tornando-se líder em importantes categorias. Além disso, há ainda a realização de encontros com veterinários, pecuaristas e parceiros comerciais para divulgar os programas sanitários/preventivos para o bem-estar dos animais. A Bayer Saúde Animal, venceu na categoria Anti-mastítico, com 23,33% da lembrança dos entrevistados. Para Saul Hatem Honorato, gerente de produtos FAP – linha leite da companhia, quando recebe-se um prêmio como este, reflete o reconhecimento dos clientes e parceiros. “O mesmo se torna de grande importância, pois nos mostra que estamos caminhando para o rumo certo, trabalhando para atender as necessidades do mercado, agregando valor à atividade dos produtores”, declara. Hatem diz que para ser campeão, não apenas o departamento de marketing, mas todos os outros, trabalham de forma sinérgica, buscando opiniões, interagindo e tomando decisões conjuntas. “Acredito que esta abertura e interação nos traz muitos resultados positivos. Existe também uma excelente relação com a equipe de campo, que afinal é quem está em contato direto com nossos consumidores, são eles quem realmente conhecem as necessidades e anseios do mercado”. E baseado nisso, para o futuro, Hatem diz que independente de premiação, os esforços são sempre voltados para su-perar as expectativas e gerar valor aos clientes e parceiros. “A premiação vem como uma consequência deste trabalho. Portanto, para os próximos anos, continuar buscando soluções inovadoras oferecendo serviços e produtos de qualidade continuará sendo nosso foco de trabalho”, diz.

Baliza para o trabalho de marketing

O referencial obtido com os resultados do Top of Mind permitem avaliar com acurácia o o trabalho dos departamentos de marketing das empresas, sejam elas debutantes nesse competitivo mercado ou velhas conhecidas do produtor. “Vencer o Top Of Mind é a garantia que estamos no caminho certo. Mostra que o mercado reconhece a qualidade de nossos produtos, e dos serviços que prestamos a nossos clientes. O prêmio reconhece o trabalho que toda a DSM faz em prol do desenvolvimento da pecuária”afirma Juliano Sabella, diretor de Marketing da DSM Tortuga. Ele reconhece que, em tempos de crise, se torna mais complicado realizar ações de marketing que levem a resultados efetivos. “Os momentos de crise são os que temos que estar mais próximos ainda de nossos clientes e ajudá-los a incrementar a produtividade através do uso de tecnologias, para tornar a produção mais eficiente e consequente-mente mais rentável”.

Em todas as 18 edições da premiação, a CRV Lagoa foi a empresa mais lembrada pelos leitores na categoria Inseminação Artificial, desta vez com 31,66% dos votos. “Esta conquista reforça que os criadores buscam e encontram o apoio para aumentar, cada vez mais, a performance das fazendas através da gestão inteligente do rebanho e do desenvolvimento de soluções responsáveis e de valor agregado, em produtos e serviços”, declara Fernando Avona, gerente de marketing da empresa. Segundo ele, mais uma vez todos estão orgulhosos por este reconhecimento, que os motiva a trabalhar sempre mais nesta direção. E mesmo em tempo de baixa no mercado, o gerente diz que a oportunidade de aparecer se torna boa. “Eu sinceramente acredito que as melhores ações de marketing são feitas em tempos de crise e muitas vezes com um baixo investimento, onde o foco do trabalho deve estar na solução e não no problema”, diz. Para ele, não existe uma receita de bolo a ser seguida na busca incessante de ser Top. “O mercado é extremamente dinâmico e a CRV Lagoa, para continuar nesta posição, deve manter-se atenta a ele, realizando análises mercadológicas continuamente”, declara.

Já para José Otacílio da Silveira, diretor comercial da Coimma, vencedora na categoria Balanças (29,69%), o Top of Mind é muito importante, pois mostra o reconhecimento e a valorização do trabalho feito e dos investimentos comerciais realizados através da mídia. “Une-se a qualidade dos produtos à vitrine midiática e temos uma força maior, que culmina com o prêmio”, declara. Segundo ele, para vencer um Top tem que estar na cabeça das pessoas, e para que isso aconteça tem que se lançar produtos novos com qualidade, se preocupando com a tecnologia e buscando inovações. “São esses pontos que se seguirmos fazendo direito, voltaremos nas próximas edições para buscar outros troféus”. Além disso, o diretor comenta que o investimento de marketing tem que continuar. “Temos que continuar na mídia, para que a concorrência não possa aparecer em maior volume”.

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