Agricultura

Nematóides: identificando as pragas de solo

Especialista orienta época ideal de identificação de nematoides na lavoura e mostra que a forma correta de coletar a amostra garante um diagnóstico mais preciso.

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) tem alertado os agricultores para importância sobre o diagnóstico exato sobre a população de nematoides existentes nas propriedades. O período ideal para coleta de amostras de análises nematológicas para identificação de gênero, espécie e raça compreende entre o florescimento até antes da colheita.

Os nematoides de galhas (Meloidogyne spp.), os nematoides de cisto (Heterodera glycines), os nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) e os nematoides reniforme (Rotylenchulus reniformis) são os que mais atacam as lavouras no Estado. Em um estudo realizado pela associação em todas as regiões de Mato Grosso, P. brachyurus está presente em 96% das amostras analisadas, em segundo lugar aparece H. glycines em 35%. A gerente técnica do Laboratório de Nematologia da Aprosmat, Neucimara Ribeiro, alerta que a época que precede a colheita é um bom momento de diagnosticar a infestação desses vermes de solo. “Com a cultura instalada é melhor para se fazer a análise, já que podemos ter amostra de raiz e de solo. Existem nematoides que se concentram no solo e outros mais na raiz e quando se é analisada apenas uma das amostras o resultado pode ser mascarado”, explica.

Os problemas com nematoides em Mato Grosso têm aumentado muito nos últimos anos. Até cerca de seis anos atrás, a principal preocupação do sojicultor mato-grossense era com relação aos de galhas e o de cisto. Atualmente, o das lesões radiculares também merece atenção especial, pois está amplamente disseminado na região e o seu manejo tem sido complicado. Neucimara Ribeiro explica que P. brachyurus apesar de ser o mais visto nas plantações não é tão danoso quanto H. glycines, porém deve se atentar a ele, pelo fato de seu controle ser muito difícil. “A partir do momento que se tem um Pratylenchus na lavoura, todo o esquema de manejo fica mais complexo”.

Obrigatoriamente o controle de nematoides em culturas de escala, como a soja, deve procurar integrar vários métodos e apresentar baixo custo. A escolha da estratégia de manejo passa primeiramente por uma correta amostragem do solo, para determinar quais espécies e raças estão presentes na área e monitorar os níveis populacionais desses parasitos. Embora, o método de controle de nematoide mais eficiente, barato e de melhor aceitação pelos produtores, seja o uso de cultivares resistentes, muitas vezes estas não estão disponíveis e nem sempre os seus níveis de resistência são satisfatórios. Desse modo, outras estratégias de controle – como a rotação e a sucessão com uma cultura não hospedeira ou tratamento químico – têm de ser adotadas.

A Aprosmat tem oferecido suporte técnico para produtores e profissionais da área e possui um laboratório para a realização teste de população de nematoides. De acordo com a especialista, são oferecidos treinamentos para grupos técnicos e através deles os participantes ficam habilitados para o reconhecimento sintomas e para utilizar a metodologia de coleta de amostras de solo e raiz.

Serviço: Mais informações sobre treinamentos e suporte técnico oferecidos pela Aprosmat, pelo telefone (66) 3421-9907.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *