Eventos

Top Of Mind

Num clima bastante favorável ao setor agropecuário, a décima terceira edição do Top of Mind Rural trouxe uma novidade que, de acordo com a diretora comercial da publicação, Ana Carolina Domingues Albim, deixou a pesquisa ainda mais precisa sobre o modo de pensar do produtor rural. “Este anos dividimos o questionário em duas partes: uma focada na agricultura e outra na pecuária, e direcionamos cada uma delas ao produtor específico de cada área.

Com isso, a primeira coisa que percebemos foi uma significativa diminuição no número de respostas em branco”, explica a diretora, contando que foram realizadas este ano 1.320 entrevistas efetivas, sendo 680 agricultores e 640 pecuaristas.

Ela ressalta, porém, que, mesmo com esta maior especificidade no universo de entrevistados, os resultados não diferiram muito dos anos anteriores, mostrando que os critérios técnicos adotados ao longo destes 13 anos de pesquisa foram corretos. “É isso que dá sustentação ao trabalho realizado pela revista e garante a credibilidade do Top of Mind, que a cada ano ganha maior expressão e importância dentro do marketing rural brasileiro”, argumenta.

As mudanças no formato consumiram um tempo ligeiramente maior para a execução das entrevistas, que aconteceram de 29 de março a 12 de abril de 2010, tudo por telefone, através de uma equipe de telemarketing treinada pela própria revista. “Tínhamos que contar com entrevistadores especialistas, pois os nomes dados nas respostas, muitas vezes, são difíceis de serem entendidos por quem nunca andou numa lavoura ou num pasto”, justificou Ana Carolina, lembrando que este sempre foi um dos maiores desafios na realização da pesquisa, desde a sua primeira edição, em 1998.

Embora dividida em duas, a pesquisa continuou respeitando para a definição da amostragem regional a circulação da revista e a importância de cada uma das regiões do país na produção de riquezas. Com isso, o grosso continuou sendo feito no Sudeste, com 40,69%, seguido pelo Centro-Oeste (30,40%), Sul (14,33%), Nordeste (10,36%) e Norte (4,22%).

Momento especial

Parte do sucesso do Top of Mind 2010, de acordo com o diretor de redação da revista, Flávio Albim, deve ser creditado também ao momento especial vivido pelo agronegócio brasileiro. “Nem a delicada situação econômica pela qual passa parte dos países da Europa parece capaz de tirar o Brasil da trajetória assumida nos últimos anos para fortalecer sua economia. Os principais produtos agrícolas do país vivem, cada um a seu modo, bons momentos no cenário internacional, e a pecuária, que já vinha consolidando vários mercados no exterior nos últimos anos, amplia seu otimismo com a possibilidade de conquista de um grande mercado na China. Ou seja, a economia brasileira, em especial o agronegócio, vive um momento ímpar na sua história e isso se reflete no estado de espírito do produtor rural e das empresas que atuam nesse segmento”, afirma Albim, constatando uma sensível retomada nos investimentos com o marketing rural. “Está todo mundo animado, desengavetando projetos, buscando ampliar espaço no mercado, tentando fortalecer marcas, lançar novos produtos, em resumo: estamos a mil por hora”, afirma Albim, satisfeito em ver a publicação reconquistar velhos parceiros nestes primeiros meses de 2010.

Segundo ele, o mercado nacional vem dando sinais de amadurecimento há um certo tempo, o que na, opinião dele, se confirmou definitivamente em setembro de 2008, quando a explosão da bolha imobiliária nos Estados Unidos gerou uma enorme crise econômica no mundo todo. “A situação sólida de nossa economia e o talento e competência do empresariado brasileiro fez da tsunami uma marolinha e garantiu nossa resistência. Ninguém parou ou se desesperou e a economia brasileira continuou andando”, lembra Albim, contando que, em outras épocas, por muito menos o mercado se retraiu e, praticamente, se colocou em posição de risco por simples falta de coragem.

Mercado animado

Com a retomada das vendas em patamares mais favoráveis, o mercado reagiu rapidamente e isso se refletiu na pesquisa deste ano. Em 2009, por exemplo, o setor de máquinas e implementos agrícolas viveu momentos de baixa venda, decorrente ainda da crise financeira do ano anterior. Diante de um cenário de expectativas, muitas empresas apostaram nos seus produtos e continuaram mantendo o trabalho “a todo o vapor”. Como resultado, algumas marcas se destacaram e foram merecedoras do Top of Mind 2010.

Uma delas é a Massey Ferguson. Quando o assunto é trator, a marca fabricada pela AGCO segue invicta nessa categoria com 29,33%. A conquista é advinda, segundo o gerente de marketing da Massey Ferguson, Paulino Jeckel, da parceria entre a marca e o produtor rural. “Adotamos uma postura que se reflete também nos nossos concessionários, que é a aproximidade. Essa ação faz com que o produtor sempre se lembre da nossa marca. Além, é claro, de mantermos a mesma linguagem com o nosso cliente e as nossas atuações nas mídias”, frisa Jeckel.

No segmento voltado para instalações rurais, mais especificamente aquelas destinadas a atividade pecuária, a máxima também valeu: quem continuou com o pé firme no acelerador do marketing colheu muito mais resultados quando o pico da crise passou. Foi o caso da Coimma, com 30,22% dos votos na categoria Troncos de Contenção. A marca repete a dose também na categoria Balanças, com 23,33%. “Nossa empresa vem há vários anos investindo pesado em marketing de maneira geral e principalmente em propagandas em vários veículos especializados em agronegócio, como televisão, rádio, jornais, folhetos, revistas, entre outros. Investimos também em feiras agropecuárias, tanto no Brasil, como no Exterior, Contamos também com informações sobre nossa linha de produtos e informações importantes tais como dicas de currais e assessoria para o pecuarista”, diz o diretor comercial da Coimma, José Otacílio da Silveira. “Creditamos este sucesso a estas ações que evidentemente inclui a Revista Rural, muito prestigiada no meio”, pontua.

E não são apenas ações pontuais que garantem um bom resultado. Sem constância, o consumidor esquece de você nos intervalos entre uma campanha e outra. “Na verdade, este reconhecimento é fruto do nosso trabalho ao longo dos últimos anos e não só de uma ação específica. Temos buscado em nossa estratégia de comunicação nos diferenciar dos concorrentes com campanhas ousadas e inovadoras e também com ações promocionais que nos aproximam dos clientes. O segmento do agronegócio é de extrema importância para a economia brasileira e nós vamos continuar desenvolvendo produtos sob medida para continuar sendo a marca mais lembrada do segmento”, menciona Ricardo Barion, gerente de marketing da MAN Latin America, responsável pelos cainhões Volkswagen, a marca vencedora da categoria mais uma vez.

Há também setores onde a confiança se conquista “olho-no-olho”, caso do setor pecuário, onde política de relacionamento com o cliente tem um papel diferente, mais real e palpável. Assim, dias de campo e um pós venda dentro da fazenda, com acompanhamento não só da aplicação do produto mas com aferição de resultados e até assistência gerencial são fundamentais para garantir a fidelização do cliente. Essa é a política adotada pela Tortuga há mais de meio século. Seus profissionais sabem que seu principal local de trabalho não é no escritório ou na loja, mas na casa do cliente. “Esse reconhecimento é fruto de muita dedicação ao campo, no desenvolvimento de produtos de qualidade superior, que geram resultados aos nossos clientes e ajudam no progresso da pecuária”, afirma Juliano Sabella, gerente de marketing da Tortuga. Em 2009, a empresa comemorou 55 anos, e trabalhou com o foco institucional da marca. A continuidade com os trabalhos juntos aos produtores rurais deverão pautar as estratégias de marketing do grupo.

O crescimento no mercado de saúde animal no País revela a importância para a manutenção de um rebanho seguro e longe de problemas. Nesse sentido, lembrar em vermifugação significou lembrar mais uma vez da Pfizer, a partir do produto Dectomax. Este ano o produto foi o mais lembrado com 29,45% dos entrevistados pela pesquisa. “Mais uma vez sermos lembrados é uma honra para a Pfizer, o que significa que cada vez mais a linha de produtos como vermífugos, como o Dectomax estão sendo mais utilizadas pelos produtores rurais do País”, declara Rodrigo Fávare, gerente de marketing da Unidade de Negócios Bovinos da Pfizer Saúde Animal. Em 2009, com a marca de 1 bilhão de doses vendidas do antiparasitário Dectomax no Brasil, desde seu lançamento, em 1993, a empresa teve um bom motivo para comemorar.

Tratores: Massey 29,33%
Vermífugos: Dectomax 29,45%
Ordenhadeiras: DeLaval 23,66%
Troncos Coimma: 30,22%
Carrapaticida: TopLine 14,45%
Colheitadeiras: New Holland 21,66%
Colhedora de Cana: Case 24,33%
Armazenagem: Kepler Weber 31,69%
Anti Mosca do Chifre: Top Line 15,33%
Colhedora de Forragem: Nogueira 9,33%
Arames: Gerdau 38,45%
Vacinas: Pfizer 24,66%
Vacinas Reprodutivas: Pfizer 12,45%
Vacinas p/ Aftosa: Oleovac 12,45%
Irrigação: Valley 18,66%
Roçadeiras: Honda 10,33%
Moto Serra: Sthil 19,33%
Moto Bombas: Honda 10,69%
Antibióticos: Agrovet 19,33%
Enfardadeiras: Nogueira 18,45%
Semente p/ Pastagem: Matsuda 49,33%
Plantadeiras: John Deere 26,69%
Picapes: Hilux 26,33%
Sal Mineral: Tortuga 45,45%
Pulverizadores: Jacto 32,00%
Caminhões: Volkswagen 28,66%
Rações: Purina 41,33%
Brincos Animal: Tag 12,00%
Pneus Agrícolas: Firestone 17,45%
Balanças: Coimma 23,33%
Inseminação: CRV Lagoa 42,69%
Anti-Mastítico: Bayer 17,33%
Fertilizantes: Manah 40,66%
Estimulador de Cio: Ciosin 42,69%
Sementes: Agroceres 42,33%
Biotecnologia: Monsanto 25,33%
Fungicidas: Opera 13,45%
Herbicidas: Roundup 23,66%
Tratamento de sementes Cruiser 12,45%
Inseticidas: Bayer 15,00%
Defensivos p/pastagem: Dow 22,45%
Crédito Rural: Bco do Brasil 42,66%
Banco Privado: Bradesco 24,33%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *