Tecnologia

Apta: informação tamanho familia

Instituto Biológico programa palestras para informar ao agricultor familiar sobre sanidade em diversas culturas sobre sanidade em diversas culturas ao agricultor familiar no estado de São Paulo.

Visando atender os mais de 150 mil produtores inseridos na classificação de agricultura familiar no Estado de São Paulo, o Instituto Biológico (IB) promove o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf). O programa está em fase piloto na região de Monte Alegre do Sul, a 130 km da capital paulista, no leste do Estado de São Paulo, e pretende transmitir informações sobre sanidade na produção de alimentos ao agricultor da região. “Este é um projeto muito importante para o

Instituto Biológico porque procura atender ao pequeno agricultor, que geralmente carece de informação técnica necessária, principalmente por trabalhar com diversas culturas. Outro foco do programa é oferecer condições da pessoa se manter no campo”, explica Antonio Batista Filho, diretor geral do IB. No primeiro momento, o instituto está buscando dar um formato ao programa, para futuramente adequá-lo ao restante do estado.

Segundo o diretor, o programa visa levar informação para onde está situado o agricultor. “Um fator importante do projeto é realizar os trabalhos em áreas onde estejam centralizados os produtores. O instituto vai até onde o produtor trabalha, na região específica que concentra cada cultura”, explica.

O programa se estabelece em duas partes. A primeira é observar a demanda do produtor. A partir daí, o IB busca a informação e elabora a formade transmiti-la. “Em alguns casos, existem pragas recentes que ainda não conhecemos e temos que ir a campo estudá-la, como no caso do chuchu”, explica o pesquisador do IB, Miguel Francisco de Souza Filho. Segundo ele, a cultura não contém estudos sobre manejo e os produtores acabam utilizando produtos destinados a outras culturas. “Visitamos 18 produtores da região de Amparo (SP), onde realizamos entrevistas e analisamos a lavoura para começar um trabalho de identificação. Posteriormente será realizada a apresentação aos produtores”, explica.

A partir do estudo apurado pelos pesquisadores, é elaborada uma apresentação em formato de palestras ou como dia de campo. Estão programados 22 eventos em 2009 para disseminar conhecimento. Até o momento, foram realizados quatro eventos, onde foram abordados os temas de avicultura, suinocultura, saúde animal e a cultura do morango.

Atualmente, são 130 pesquisadores do IB distribuídos pelo estado, que estudam assuntos relacionados à sanidade para produzirem material suficiente em todas as áreas com demanda.

Agricultura familiar em São Paulo

O Estado de São Paulo possui 150.200 propriedades agrícolas consideradas familiares, segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Para se enquadrar a propriedade deve ter mais pessoas da família atuando do que trabalhadores contratados, além de ser menor do que 100 hectares (ha). Apesar de representar 68,9% das propriedades, a agricultura familiar obtém apenas 24,5% do total de terras, com pouco mais de quatro bilhões de ha.

Em algumas atividades agrícolas, a propriedade familiar predomina com mais de 60% de atuação, como é o caso do amendoim, cebola, batata, feijão, fumo, mandioca, tomate, uvas, sisal, suínos e frangos. Além disso, há diversas atividades em que a maior parte da produção provem dessa gestão, como é o caso do leite, do cacau e do café. “O programa, além de contribuir para o produtor melhorar a renda devido a maior qualidade do produto, visa manter o homem no campo”, explica Batista Filho, diretor do IB.

Para Renato Luis Luciano, pesquisador do IB, o programa veio em boa hora já que muitos estudos acadêmicos não saem de livros e dos laboratórios, e acabam não sendo aproveitados por quem realmente precisa. “Os institutos de pesquisa ficam muito centrados em gerar conhecimento e às vezes perdem o foco de transmitir a quem necessita. A informação é algo fundamental, principalmente ao produtor familiar”, explica.

Sanidade avícola

A cidade de Amparo, localizada a 130 quilômetros da capital paulista, é um dos maiores centros avícolas do estado, com 184 granjas espalhadas pelo município, sendo que 80% desse número corresponde a propriedades de até 50 ha.

O IB tem apoio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), além de sindicatos e associações regionais. Um exemplo dessa parceria ocorreu durante a palestra para os avicultores em Amparo. Na ocasião, o IB e a APTA tiveram o apoio do Sindicato Rural de Amparo e da Casa da Agricultura da cidade, para a divulgação do evento.

O palestrante do dia foi o pesquisador científico do IB, Renato Luis Luciano, que falou efetivamente sobre sanidade animal, bem estar das aves e controle de ectoparasitos. “Sanidade avícola e bem estar animal são dois assuntos importantíssimos dentro da cadeia avícola, que hoje é um setor muito tecnificado, e o pequeno agricultor terá que se adequar para não sofrer”, explica Luciano.

Segundo o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Amparo, Ricardo Moncorvo Tonet, eventos como este são necessários aos produtores da região, que não têm muitas alternativas para buscar conhecimento. “Os avicultores devem seguir normas muito rígidas e usar tecnologia, então essas informações são essenciais, até porque boa parte do produto é destinado à exportação”, afirma Tonet.

Os avicultores presentes na palestra esperavam diminuir a ocorrência de doenças sistemáticas nas granjas. “Vim para tirar algumas dúvidas e saber o que posso fazer para melhorar a minha propriedade, trazendo crescimento para a produção”, afirma José Ronaldo Moro. O produtor cria 30 mil aves na propriedade de 30 mil metros quadrados, em Amparo.

Alguns avicultores chegam à palestra com dúvidas pontuais, mas acabam aprendendo detalhes que não conheciam, como é o caso de Diogo Luis Piffer. “Vim para tirar as dúvidas sobre a Instrução Normativa nº 56 do Ministério da Agricultura, a qual estabelece diversas regras para a avicultura, mas ao mesmo tempo não deixam claras algumas regras. Além de esclarecer essa dúvida, acabei conhecendo detalhes essenciais na granja”, afirma. O produtor também é de Amparo, trabalha com matriz de corte e produção de ovos.

Próximos eventos

A palestra mais recente foi “Incentivando a sustentabilidade da criação familiar de suínos”, que aconteceu dia 25 de setembro, em Monte Alegre do Sul. Até o final do ano, estão planejadas outros 19 assuntos, entre eles o Greening, manejo de batata, tomate, plantas medicinais, mas ainda não estão fixadas as datas. Para mais informações, os produtores podem entrar no site do Instituto Biológico, através do www. biologico.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 5087-1700.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *