Agricultura

Fruticultura: o mamão, sem mistérios

O mamão adapta-se a qualquer tipo de solo, sempre e quando tenha boa profundidade (mínimo 40 cm), e boa drenagem. O pH deve de oscilar entre 6,5 – 7,5, fora destas margens também se pode cultivar mas com práticas de gerencia de cultura para se adaptar ao pH ideal para o seu desenvolvimento. A textura dos solos deve ser média (franca), se bem que se adapte a diferentes texturas, sempre e quando tenham uma boa capacidade de retenção de água.

Sugere-se ter profundidades superiores aos 50 cm. O clima ideal para o seu cultivo é o tropical ou sub-tropical, normalmente em zonas compreendidas entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, com temperaturas mínimas de 18ºC e máximas de 35ºC, se bem que pode tolerar os 12C e os 40ºC, mas agora com problemas de deformidades em frutos (carpeloídia ou cara de gato) para lá destas margens a planta sofre danos.

Adapta-se bem desde o nível do mar até 500 metros de altitude, podendo desenvolver-se até aos 1.000 m de altitude, mas atrasado o seu desenvolvimento e a qualidade da fruta. Precipitações superiores aos 1.500 mm. Distribuídos uniformemente durante todo o ano são favoráveis para condições de temporal, sempre e quando se possam regar durante a época seca. O cultivo do mamão é muito sensível à falta de água, por isso recomenda-se ter um sistema de rega para assegurar o abastecimento de água e não ter quebras na produção.

A planta requer para lá das condições de temperatura e umidade uma luminosidade adequada, sendo este fator primordial para o desenvolvimento do cultivo em cor, sabor e em geral para a qualidade do fruto. Ë por isso que não é recomendável intercalar com outros tipos de culturas que lhe possam dar sombra. Também o fruto é muito sensível aos raios solares, e quando a cobertura foliar não é adequada , os frutos sofrem danos.

Pelo fato que é uma planta herbácea, pela sua altura e pelo peso que tem que suportar, também se deve de considerar o fator vento que pode causar uma perda significativa de fruta.

Algumas práticas de cultivo são necessárias para o desenvolvimento ideal da cultura:
a. O terreno a cultivar deve de estar em zonas distanciadas um mínimo de 1,5Km de hortas de mamão com problemas de viroses, assim como de cucurbitáceas, principalmente ( melancia, melão, abóbora, pepino, etc.) e solanáceas ( tomate, pimentas, malaguetas, batata,etc.).
b. Os dois problemas mais importantes no desenvolvimento de uma plantação são: o vírus da mancha anelar do mamão (VMAM) e as doenças por fungos (principalmente a antracnoses), nos dois casos é necessário conservar uma atitude preventiva mais que corretiva, seja através de uma gerencia adequada ou da utilização de outros tipos de controles.
c. O terreno deve ser preparado com uma antecipação mínima de um mês antes do transplante, isto com a finalidade de poder semear milho, cana o outro tipo de planta nas margens da plantação de mamão que sirvam de barreira-armadilha para os pulgões que são os transmissores do vírus da mancha anelar do mamão. Quando se faça o transplante do mamão, a barreira deve de estar estabelecida e deve de ser mantida durante todo o ciclo produtivo, sugerimos que esta prática seja apoiada com o uso de armadilhas.
d. A plantação deve de ter um abastecimento de água próprio para uma boa administração de água de rega durante todas as etapas de desenvolvimento da planta e evitar encharcamentos o inundações por períodos superiores a 48 horas que podem provocar apodrecimento das raízes, amarelecimento das folhas ou até a morte das plantas, principalmente nas adultas.
e. Uma prática comum é a determinação do sexo das plantas, que tem como objetivo selecionar a percentagem de plantas hermafroditas e ou fêmeas, que se deseja ter, para esta prática devem de considerar-se os aspectos próprios da região onde se produz e também as necessidades de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *