Pecuária

Genética: olho clínico na seleção

Avaliações de Conformação, Precocidade e Musculatura (CPM) ajudam a encontrar os animais mais equilibrados e adaptados. O primeiro semestre do ano é um período de muito trabalho e essencial para fazendas que atuam no melhoramento genético.

O período de avaliações de animais ao sobreano (14 a 18 meses) terminou recentemente e tiveram início as avaliações de animais ao desmame (5 a 8 meses). Essas fases são decisivas para todo o ciclo pecuário, pois é a hora de comprovar os atributos produtivos dos futuros touros e matrizes, bem como os atributos dos pais dessa geração. Juliana Sesana, zootecnista da Agropecuária Jacarezinho (Valparaíso, SP), ressalta a importância de verificar várias características de importância econômica nos animais e não somente o peso. “É importante salientar que devemos selecionar os bovinos não só pensando unicamente no peso e sim, aliar o ganho de peso a outras características como as precocidades de terminação, de crescimento e sexual, também aos índices reprodutivos e à qualidade de carcaça”, afirma Juliana.

Dentro desse contexto, no momento das avaliações de sobreano e desmame são considerados os escores de Conformação, Precocidade e Musculatura, identificados durante o exame visual dos animais. “Dois animais de mesmo peso podem ter características de carcaça completamente diferentes e isso tem grande impacto na produtividade. Por isso, esse sistema de avaliação – conhecido como CPM – torna-se tão importante”, explica Juliana.

Na seleção, são levados em consideração os seguintes atributos:
Conformação, que é a “caixa” do animal, quando são avaliados o comprimento corporal e a profundidade das costelas e a precocidade, ou seja, a capacidade de o animal chegar a um acúmulo de gordura desejado na carcaça, com peso vivo não elevado. A precocidade de terminação é uma característica muito importante, pois os criadores, ao venderem seus bois para o frigorífico, iniciam sempre por aqueles com melhor grau de acabamento. Os animais que demoram mais tempo para atingir um grau de acabamento adequado para comercialização aumentam os custos de produção. Completa as características a musculatura, o desenvolvimento da massa muscular como um todo, focando antebraço, paleta, lombo e, principalmente, o traseiro, além do equilíbrio da musculatura do animal. A conformação da carcaça e o grau de musculosidade estão relacionados com o rendimento de carcaça do animal, ou seja, também intimamente ligados à lucratividade do criador.

Juliana Sesana afirma, ainda, que os pais (reprodutores) de novilhos que estão prontos mais cedo produzem fêmeas que se mantêm em melhor estado corporal. Isso é de extrema importância, já que as vacas precisam acumular reserva para voltarem a ciclar em um menor período de tempo. Com isso, elas conseguem ter um bezerro por ano e permanecem mais tempo no rebanho. Além disso, as fêmeas com bons índices de CPM geram filhos mais cedo. “Na Agropecuária Jacarezinho, as novilhas que possuem maiores índices de prenhez durante a estação de monta precoce possuem as melhores DEP’s para CPM, independente do peso no momento do entoure”, complementa a zootecnista.

Na recém-avaliação visual de sobreano da Jacarezinho, a empresa avaliou 4.813 animais em sua unidade paulista (Valparaíso) e da Bahia (Cotegipe), e chegará a mais de 10.000 animais avaliados ao desmame.

Vale ressaltar que as avaliações visuais são extremamente práticas e de custo baixo de implantação, mas requerem pessoas bem treinadas para desempenhar essa função.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *