Pecuária

Copa Oi Minas: esportividade a flor da pele

O Núcleo dos Criadores de Cavalo Campolina da Grande Belo Horizonte realizou no final do ano passado a última etapa das Copas Oi Minas 2006. O certame aconteceu no Parque da Gameleira e recebeu um público superior a 800 pessoas ao longo de todo o dia. Dirigentes do Núcleo avaliaram com bastante entusiasmo os resultados das Copas que promovem a integração da família, dos criadores e entusiastas dos cavalos.

O calendário das Copas Oi Minas 2006 contou com 12 etapas, realizadas em várias cidades mineiras. Esta última foi a final, reunindo os melhores conjuntos de toda a temporada, em quatro categorias distintas. A etapa de Barbacena, por sua vez, é uma das mais importantes e a que reúne maior número de competidores.

Na Copa Oi Júnior, destinada para adolescentes de até 16 anos, o prêmio para o campeão foi um quadriciclo. Nelson Grassi Júnior, de Pará de Minas, montando Tanimal Lita de Santa Rosa, do expositor Nelson Grassi, levou a melhor. Mas o Núcleo da Grande BH também concedeu prêmios aos sete mais bem classificados.

Se adolescentes tem seu espaço de mobilização na raça Campolina, as mulheres não ficam para trás. A Copa Oi Brilhante, dirigida exclusivamente a elas, ofereceu à vencedora uma viagem para Buenos Aires com acompanhante. Débora Amaral, de Belo Horizonte, montando Jussara do Inajá, do expositor Condomínio Rio Grande, levou o prêmio.

A terceira prova do dia foi para criadores. A Copa Oi Cassiano Campolina premiou com um trator Agrale 4.100 c/ carreta, Pedro Soares Dumont, de Ipatinga, montando uma fêmea de sua propriedade, Ana Laura do Lancaster.

Pedro, aliás, também é proprietário da fêmea que venceu a principal prova do dia. A Copa Oi Minas, voltada exclusivamente a participação de profissionais da lida, deu como prêmio um Fiat Uno Mille 0km. O peão Adson, montando Ana Júlia do Lancaster, levou a melhor.

Mais importante que os campeões das várias etapas foi o sucesso do certame enquanto ferramenta de fomento do cavalo Campolina. A estratégia funciona muito bem e permite que antigos e novos criadores, de grandes e pequenos criatórios, encontrem as mesmos possibilidades de encontrar o sucesso.

Já para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Campolina, Francisco Azevedo Neto, as iniciativas dos Núcleos e entidades regionais, como esta do Núcleo da Grande BH, são de extrema importância para a raça e para as ações.

Na noite do mesmo dia, logo em seguida a Copa, aconteceu o 1o Leilão Ouro Minas, em promoção do Haras Estoril, de Arthur Biagioni; Haras Fazenda Velha, de Paulo Chamon; e Haras Santa Maria, de Helton e Dalton Carneiro. Na ocasião, 43 animais, entre reprodutores e cavalos de sela foram ofertados, gerando um movimento superior a R$ 500 mil. O lote mais valorizado foi Quartel da Fazenda Velha, um potro de 2004 filho, de Quartel da Maravilha com Escarpa do Repol. Ele saiu das mãos de Paulo Chamon para Luiz Drumond por R$ 30 mil, valor que pode ser pago em 50 parcelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *