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Top List 2006

Seis anos após a sua primeira realização, o Top List Rural, confirmou mais uma vez quais as marcas e produtos preferidos dos leitores da revista.

De acordo com o diretor de redação da Rural, Flávio Albim, não ocorreram mudanças este ano, nem na metodologia, nem na amostragem. “O único cuidado que tivemos foi o de realizar as entrevistas apenas com leitores que ainda não haviam sido abordados em anos anteriores. Isso ajudou a obter um resultado sem distorções”. A partir deste ano, não foi oferecido nenhum brinde ou premiação para quem respondesse o questionário. “Mesmo assim, tivemos um índice de respostas muito bom, igual e até superior em algumas regiões do país. Os leitores identificaram a pesquisa e se sentiram satisfeitos em tomar parte dela”, conta o diretor, confirmando o prestígio alcançado pelo trabalho. “Não são apenas as empresas que ficam na expectativa dos resultados, os leitores também”.

Com a chegada do final do ano, Albim aproveitou para fazer um balanço do ano: “O Top List veio coroar um ano especial para a Revista Rural. Em meio a uma crise que teima em não ir embora, a empresa arregaçou as mangas, trabalhou dobrado, e os resultados apareceram”, festeja o diretor, lembrando de ações de sucesso promovidas ao longo do ano, como a criação de novos programas na TV, como o Eqüus e o Espaço Brahman, e uma agressiva campanha de novos assinantes, pela TV e pela web, que ajudaram a dar um salto significativo na circulação da revista, que passou em setembro deste ano para perto de 40 mil exemplares.

Resultados

Sem mudanças na sua realização, o Top List trouxe algumas novidades nos resultados obtidos. Diversas categorias que vinham sendo dominadas por determinadas marcas e produtos há anos, tiveram novos vencedores em 2006. É o caso, por exemplo, da categoria Vermífugos, onde após longo reinado do Ivomec, o Dectomax, pela primeira vez, apareceu com um percentual maior, de 32%. É verdade que este número superou em pouco mais de 2% o alcançado pela marca da Merial (que fechou com 29,6%), mas a proeza merece comemoração, principalmente porque é reflexo de uma acertada e bem planejada ação de marketing ao longo de todo o ano. Apoiado pelo vitorioso programa 5-7-9 de controle de verminoses no rebanho, e com presença constante na mídia (impressa e eletrônica), o Dectomax registrou grande crescimento em relação ao ano anterior, aumentando sua participação em mais de 40%.

Outra boa novidade ficou por conta da categoria brincos de identificação. A tecnologia empregada na produção de brincos eletrônicos, em parceria com a Embrapa, ajudou a dar a Animal Tag o primeiro posto nesta categoria, com 12%. Também estreante no Top List, a L-200, da Mitsubishi ficou pela primeira vez no topo da preferência dos leitores da revista, com 19%, seguida bem de perto pela Hilux, da Toyota, com 16%. A queda mais significativa nesta categoria ficou com a Ranger, que passou do primeiro para o quarto posto, atrás também da F-250, mas a frente da Frontier e da S-10.

Top do Top

Num ano em que não houve grandes variações nos índices de resposta entre as diversas categorias, apenas duas marcas se mostraram dignas do título Top do Top. Uma delas foi o Banco do Brasil, na categoria Crédito Rural. Com 67% das indicações numa categoria em que houve 99% de índice de respostas, um recorde na história da pesquisa, o Banco do Brasil obteve o maior número absoluto de votos entre todas as marcas e produtos participantes. A outra marca Top do Top foi, mais uma vez, a Gerdau em Arames, que obteve 77% das indicações numa categoria que registrou 82% de respostas positivas.

Na maior parte das categorias, entretanto, as marcas já consagradas em anos anteriores mantiveram seu prestígio, como Gerdau em pregos (42%), Coimma em troncos (28%) e balanças (27%), Roundup em herbicidas (12%), Agroceres em sementes (31%), Purina em rações (47%), Tortuga em suplementação (46%), Lagoa em inseminação (51%) e Matsuda em sementes para pastagem (24%), entre outras.

Desde 2005, o Top List, a exemplo do Top of Mind, também enxugou o número de categorias, dando mais especificidade a pesquisa de preferência. O número de questionários este ano ficou em 533, porém, com uma amostragem mais equilibrada. “Mais uma vez em função de nossa campanha de assinatura na TV, começamos o Top List mais cedo, enviando os questionários a todos aqueles que efetivaram sua assinatura da revista a partir de setembro. A resposta foi tão positiva, com mais de 90% de retorno dos questionários, um recorde, que conseguimos uma amostragem igual a anos anteriores só com estes novos leitores, e em tempo bem menor”.

O diretor da Rural explica que o objetivo dessa mudança era experimentar a pesquisa de preferência com leitores que ainda não estivessem influenciados por campanhas publicitária anteriores veiculadas na revista. “Além disso, como o índice de retorno foi elevadíssimo, conseguimos garantir neste ano uma amostragem mais bem dividida pelas regiões do país, ao contrário de anos anteriores, onde determinadas regiões apresentavam percentualmente maior índice de adesão”, explica.

Com as possibilidades geradas a partir do sucesso do programa Revista Rural na televisão, fazem parte dos planos da revista a realização de pesquisas períódicas, através do tele-atendimento que funciona nos finais de semana durante a exibição do programa. “Poderemos obter resultados mensais, ou até semanais, que podem traçar um quadro interessante sobre a opinião e as preferências do produtor, observando possíveis mudanças ao longo do tempo”.

Top List x Top of Mind

Co-existindo há seis anos anos, a pesquisa Top of Mind Rural e o Top List, divulgadas com um intervalo de seis meses entre elas, ainda causam certa confusão em boa parte dos profissionais de marketing. Por essa razão, Flávio Albim faz questão de ressaltar suas significativas diferenças: “Ao contrário do Top of Mind, onde o que vale é a força dos nomes de marcas e produtos junto ao público, o Top List Rural é uma espécie de eleição, onde o leitor da revista escolhe seus produtos e marcas preferidos. No Top of Mind a resposta é imediata, pois vale o que vier primeiro a cabeça do entrevistado. No Top List, a resposta é por escrito, por formulário preenchido na revista ou no site.

Assim, o leitor pode pensar antes de responder e até mesmo pesquisar e confirmar nomes junto a seus funcionários ou fornecedores para dizer exatamente os produtos que utiliza e aprova. Deste modo, não há na pesquisa do Top List entrevistas por telefone ou por abordagem direta em eventos. Todos os questionários computados vieram por carta, por fax ou por e-mail, juntamente com uma ficha com todos os dados do eleitor. No Top of Mind quem responde é o entrevistado, já no Top List ele é tratado como eleitor, não como entrevistado, e participa espontaneamente”.

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