Pecuária

Mangalarga: no caminho certo da funcionalidade

Só beleza, hoje, não põe mesa. Com este ditado em mente, criadores da raça Mangalarga vem se mostrando empenhados em dar cada vez mais aptidão a raça, tanto no trabalho, como no esporte e no lazer. O Haras Araxá, de Josiane Matta, é um bom exemplo de que é possível conciliar a morfologia com a funcionalidade.

A qualidade do Mangalarga Araxá é resultado de uma fórmula quase infalível: paixão, trabalho e uma boa dose de sorte. O início foi duro, mas hoje o afixo é um dos mais bem sucedidos da raça, com inúmeras premiações em exposições, inclusive nacionais, tanto em morfologia quanto em andamento.

“Nosso maior desafio é manter o equilíbrio, mantendo a morfologia e aproveitando toda a beleza da raça, ressaltando o andamento, que tem que ser cômodo e progressivo para permitir longas caminhadas”, explica Josiane, lembrando que em provas como os “rides”, que vem ganhando cada dia mais espaço são comuns trajetos de mais de 40 quilômetros de distância. “Não é qualquer tipo de cavalo que faz isso sem problemas”, lembra.

Em 1990, depois de contemplar por muitos anos o trabalho do tio João Matta, a jovem zootecnista Josiane Matta começou a cobrir com garanhões do tio, algumas poucas éguas que o pai José Matta possuía. Ele mesmo não esperava o sucesso e não esconde a satisfação de participar da coleta de bons frutos. “Seo” José mostra-se orgulhoso ao comentar o feito da filha Josiane: “Em tudo que ela faz fica muito evidente o amor que ela tem pelo cavalo”, conta, lembrando que, quando Josiane decidiu entrar de cabeça na atividade, desistiu de construir uma casa para fazer primeiro o seu haras. “Ela foi até os Estados Unidos conhecer alguns projetos de haras e, com o dinheiro, fez instalações simples, mas muito funcionais, deixando a casa para depois”.

Mas o salto grande veio em 1996, quando adquiriu junto a João Matta 50% do reprodutor Ouro FSI. Simplesmente, no ano seguinte, o garanhão saia da Nacional do Mangalarga como Grande Campeão Nacional, fato que deu a criadora grande estímulo. Neste mesmo ano, adquiria uma série de barrigas de qualidade comprovada para colocar produtos do Ouro.

Hortência 2J Matta foi o primeiro animal de grande destaque do Haras, muito equilibrada em andamento e morfologia. Na verdade, uma égua completa que ela chamou de marco zero do seu trabalho como selecionadora.

Nos acasalamentos que realiza, morfologia e andamento têm o mesmo peso e o sucesso dos produtos Araxá está justamente no trabalho do garanhão Ouro. Ele coloca andamento onde não tem da mesma forma que morfologia.

Entre os destaques dos filhos e filhas de Ouro estão Ômega JMV e Leila JMV, Campeã Nacional Égua Sênior e 2o Prêmio de andamento este ano. Ela foi ainda 1a Reservada Grande Campeã Nacional. Natália DL é outro destaque. A fêmea foi 1a Reservada Campeã Nacional Égua em 2006. Outro campeão é Pentágono da Araxá. O jovem cavalo sagrou-se 1o Reservado Campeã Nacional Potro Maior também neste ano. Itália JO também é outra fêmea magnífica, Reservada Campeã Nacional 2002 em andamento e morfologia. E por fim, Olimpo JMV, Campeão Cavalo Jovem, Campeã de andamento e Grande Campeão em Rio Preto 2005.

O uso da transferência de embriões foi também uma medida acertada para acelerar o desenvolvimento genético do plantel aproveitando somente os acasalamentos mais promissores. Josiane contabiliza as vantagens da TE, apontando os resultados obtidos na última Exposição Nacional da Raça, quando o garanhão Ouro FSI ficou em primeiro lugar no ranking de reprodutores tanto em morfologia como em andamento.

Nas filhas de Ouro, ela pode utilizar reprodutores bons de morfologia sem perder o andamento. Este tem sido o grande trunfo do trabalho de seleção. Aos finais da tarde, quando os Matta recebem visita dos parentes, o tradicional passeio a cavalo espelha muito bem as conquistas dos animais Araxá. Andamento muito cômodo, bastante indicado para todas as idades e distâncias, até mesmo as longas. “A docilidade da raça também merece destaque especial, pois faz com que estes cavalos sirvam para qualquer tipo de usuário, desde os mais experientes até crianças e idosos”, assegura a criadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *