Pecuária

Reprodução: boa nutrição garante fertilidade

Água, Energia, Minerais, vitaminas e fibras, devem estar muito bem dosados para garantir o balanço nutricional que o bovino precisa para desempenhar suas funções. Caso esses nutrientes estejam em níveis não adequados poderão ocorrer deficiências nutricionais, causa freqüente de perdas no potencial produtivo, além de expor o animal às chamadas doenças carenciais. Fernando Antonio Nunes Carvalho, médico veterinário e autor do livro “Nutrição de Bovinos a Pasto”, lembra que, já na antiguidade, o homem convivia com os problema oriundos da sub-nutrição. Segundo ele, a falta de mineralização é mencionada nos escritos de todas às civilizações, sejam elas da China milenar; no império babilônico; na Grécia e no Egito antigos e nos livros sagrados dos cristãos; dos muçulmanos e dos judeus. Embora os povos antigos não tivessem a menor idéia das causas destes distúrbios os minerais sempre estiveram presentes na medicina humana e veterinária da antiguidade e da era medieval.

Quando um animal está sub-nutrido várias atividades do seu organismo são prejudicadas e o organismo passa a funcionar como um indivíduo que tem uma renda mensal baixa. Esta pessoa começa a direcionar os pagamentos das contas que são as mais urgentes e que ameaçam à sua sobrevivência e de sua família, e vai cortando o supérfluo e se concentram no básico. Segundo Carvalho essa analogia ilustra bem o que acontece com o bovino quando existe a falta dos nutrientes básicos para o funcionamento do seu organismo. “Os animais que estão com deficiências nutricionais, cortam, também as atividades que são consideradas secundárias, como reproduzir, produzir leite e engordar e tentam se manter vivos só com as atividades básicas que são: metabolismo basal de suas células que formam os órgãos, principalmente os vitais. Esse fenômeno é conhecido como mantença”, diz. “A mantença consome 75% dos nutrientes ingeridos diariamente”, conclui.

Má alimentação é causa de infertilidade

O principal índice de eficiência reprodutiva em vacas de corte e de leite é o intervalo entre partos. O tempo ideal de espera entre uma prenhes e outra, para que se obtenha o máximo da eficiência reprodutiva, é de 12 meses. Considerando que o tempo médio de gestação das vacas fica ao redor de 290 dias , sobram somente 75 dias para que o útero se limpe dos restos da gestação anterior e se torne apto a receber os gametas que formarão um novo embrião. Para isso, o útero tem de ter suas células plenamente preparadas para nutrir este embrião e envolver a placenta que será a responsável pela nutrição do novo feto, explica Fernando Carvalho.

Segundo ele, este tempo para a limpeza do útero é chamado puerpério e quando tudo ocorreu bem no parto e a saúde da vaca está perfeita , o puerpério geralmente dura pelo menos 40 a 45 dias ,cerca de dois ciclos estrais (cios) . Estes ciclos geralmente são “silenciosos” e pouco férteis , sendo que os cios subsequentes são férteis , mas mesmos nos melhores sistemas de manejo reprodutivos cerca de 58% das vacas ( de segunda a quarta cria) e menos de 16% das novilhas que pariram pela primeira vez ou vacas primíparas ou vacas de primeira cria, ficam prenhas com dois serviços ( cada cio significa um serviço seja pela inseminação artificial , seja pela monta natural).

A grande maioria das vacas primíparas e quase metade das demais entram em anestro (ausência de cio) , sendo que muitas delas só voltam a manifestar novamente o cio após o desmame dos bezerros. Por isso que as médias brasileiras dos intervalos entre partos girem em torno de 19 a 22 meses , que são péssimas. Carvalho diz, que são diversas as possíveis causas deste anestro pós-parto, mas sem sombra de dúvidas, a principal causa é a “doença carencial de origem nutricional, obrigando o animal a cortar o “luxo” e se concentrar somente no essencial que é a sua sobrevivência, causando as situações de barriga vazia no final da estação de monta.

Muito criadores buscam subterfúgios na tentativa de diminuir esse período de anestro pós parto. A utilização de hormônios indutores da ovulação; manejo com desmama precoce entre (60 e 120 dias) “Shang da mamada ( mamada interrompida por 48 a 96 horas); e restrição da mamada (uma ou duas vezes ao dia). Todas essas prática, no entanto, têm suas vantagens e desvantagens, devendo o criador escolher se deve ou não implanta-las.

Mecanismos de ação da nutrição sobre a reprodução

É ponto comum dentro da pecuária que rebanho bem nutrido fica mais resistentes às doenças oportunistas e aumenta os índices a fertilidade. O sistema imunológico que é responsável pelas defesas do indivíduo contra esses micro-organismos é muito sensível a deficiência de nutrientes como zinco, selênio, cobre, manganês, Fósforo, vitamina E, vitamina A e, qualquer alteração nessas defesas, afeta às células reprodutivas que se “estressam” e deixam de desenvolver o máximo de seu potencial genético. “Para produzir gametas (espermatozóides e óvulos) em quantidade e qualidade de forma cíclica mais cedo possível e por um longo período de sua vida é fundamental que o produtor realize um manejo nutricional antes mesmo da desmama.

Esses efeitos no aparelho reprodutor do animais sub-nutrido, possuem órgãos reprodutores (internos e externos) menos desenvolvidos e funcionais, devido a deficiência de nutrientes, como proteína, energia, fósforo, zinco e selênio. Vários metabólitos nutricionais e hormônios do metabolismo podem afetar a reprodução por agir nestes locais. Os hormônios controlam todas as funções do organismo e a produção e ações dos mesmos depende fortemente de metaloenzimas ou seja enzimas que tem em “seu corpo” minerais.

Segundo Fernando Carvalho, os bovinos criados em condições de pastagens tropicais e sub-tropicais, têm seu consumo de nutrientes é freqüentemente muito variado e apresenta geralmente níveis deficientes de vários elementos como: Nitrogênio(N);Fósforo (P); Sódio(Na) ; Cobalto (C0); Cobre(Cu); Zinco(Zn);Selênio (Se) Enxofre(S), sendo que o grau de deficiência pode ser maior ou menor dependendo da área onde o gado está sendo criado sob pastejo. O Brasil Central tende a ter deficiência de todos os minerais mencionados. A suplementação adequada dos nutrientes deficiente para atender as exigências nutricionais de cada categoria animal , freqüentemente promove uma significativa e benéfica resposta no consumo de alimentos e melhora da produtividade animal.

Período de seca requer atenção

Um manejo que permita atingirem-se escores de condição corporal acima de 5 no momento do parto, possibilita um intervalo relativamente curto até a primeira ovulação. Vacas que estejam magras na parição terão dificuldade em retomar uma condição adequada, uma vez que há um direcionamento da energia da dieta para a produção de leite, e não para acúmulo de gordura.

De todos os nutrientes o que sofre menor variação negativa durante a época de seca é a energia que diminui de 15 a 20% o seu valor nutricional, comparando com as alterações do níveis de proteína , que cai 50% e dos níveis de minerais essenciais que caem de 50 até 80% . Por isso que o produtor deve ter áreas significativas de pasto mesmo que “passado e seco” , pois com a utilização de misturas múltiplas que contém além dos minerais essenciais, fontes de nitrogênio; aminoácidos e de energia para os microorganismos ruminais , se multiplicarem e assim poderem fermentar esta forragem de baixa qualidade.

O sucesso da implantação de programas de alimentação para bovinos a pasto está baseado no fato de reconhecer a existência de dois tipos de exigências nutricionais que precisam ser preenchidas: a dos microrganismos ruminais e do animal propriamente dito a partir do metabolismo dos principais nutrientes contidos nas pastagens e ingeridos pelo ruminante, principalmente os carboidratos, proteína e minerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *