Agricultura

Melancia

Desde de 2002, a Embrapa Rondônia desenvolve um programa de melhoramento genético da melancia, visando à obtenção de cultivares precoces, de frutos pequenos, com alto teor de açúcar, boa resistência ao transporte e com diferentes padrões de casca e cor de polpa.

Até o momento, já foram obtidas 40 linhagens, sendo que 50% de polpa vermelha e as demais de polpa amarela ou laranja. A perspectiva é de que, até junho de 2006, sejam lançados nacionalmente, pelo menos duas cultivares, sendo uma de polpa amarela e outra de polpa vermelha, e em 2007, uma cultivar de polpa laranja, diz o pesquisador da Embrapa Rondônia, Flávio de França Souza.

Embora apresentem o mesmo sabor, explica o pesquisador, do ponto de vista nutricional, as cultivares de polpa vermelha e amarela/laranja apresentam uma considerável diferença. As vermelhas são ricas em licopeno e as amarelas/laranjas são ricas em caroteno, que são pigmentos que têm função antioxidante, capazes de reduzir os efeitos do envelhecimento, neutralizando a ação dos radicais livres no corpo e além disso, têm um papel importante na função imunológica. Recentemente, o licopeno tem sido apontado como um importante aliado na prevenção do câncer e de doenças do coração.

VANTAGENS

As plantas são bastante precoces, produzindo com cerca de 60 dias, contra os 85 dias das variedades tradicionais, o que garante retorno mais rápido e proporciona melhor aproveitamento da área e da mão de obra e reduz riscos de perdas por pragas, doenças e condições ambientais desfavoráveis.

Para o consumidor, as futuras variedades serão mais práticas pois, além de apresentarem excelente sabor, os frutos são pequenos (2 a 4 kg), o que representa menor preço por unidade, maior facilidade de transporte e rapidez no consumo, mesmo em famílias pequenas, evitando a armazenagem no refrigerador.

Alguns frutos desses materiais podem ser vistos na Expovel 2005, Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Porto Velho/RO que acontece no Parque dos Tanques até o dia 12, no estande da Ceplac, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueria, em parceria com a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O estande estará aberto para visitação das 18 às 23 horas durante toda a feira, onde empregados da Embrapa estão prestando as informações necessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *