Agricultura

Laranja: governo entra na luta contra o greenig

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Duarte Nogueira, participaram, no último dia 20 de maio, durante a Agrishow 2005, em Ribeirão Preto, SP, do lançamento da campanha de erradicação do greening. O combate à doença que está atacando pomares no estado, conta com o apoio do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e da Associação Brasileira de Exportadores de Sucos Cítricos (Abecitrus). Segundo o ministro o greening não é mais uma doença. É algo que dizima a citricultura. Por isso, precisamos eliminá-la”, afirma. Durante o pronunciamento no estande da Secretaria de Agricultura, onde estavam reunidas lideranças do setor, entre os quais o presidente do Fundecitros, Ademerval Garcia, o ministro da agricultura declarou guerra contra a doença. “Estamos em guerra contra o greening e não podemos descansar enquanto não erradicarmos a última planta que estiver contaminada por esse mal”.

O ministro da Agricultura destacou ainda, a importância da parceria com o setor privado, as universidades e os institutos de pesquisa para a execução da campanha. Todos somos responsáveis, mas o maior comprometido com essa causa deve ser o produtor, a quem cabe identificar a doença nos seus pomares e notificar os técnicos da secretária de defesa sanitária. De acordo com o presidente do Fundecitrus, que também é produtor de laranja, a praga age no sistema que conduz a seiva nos citros, provocando amarelecimento nos ramos e hastes, esfolha, queda e deformidade dos frutos e morte da planta.

O Ministério da Agricultura editou recentemente uma instrução normativa estabelecendo normas para o controle e o combate ao greening. Amparada na legislação, a Secretaria de Agricultura de São Paulo criou folhetos, cartazes e peças para divulgação da campanha em rádios e tevês. Duarte Nogueira na ocasião elogiou o ministro Roberto Rodrigues pela rápida ação do ministério na elaboração da instrução normativa. “Isso permitiu desenvolver formas de combate à doença”. O secretário ressaltou ainda que a citricultura paulista é responsável hoje pelo abastecimento de 50% do mercado mundial de suco de laranjas. O estado concentra mais de 60% da produção brasileira de citros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *