Pecuária

Criação: maior fertilidade, advinda da boa nutrição

No caso de animais criados em condições de total confinamento, como animais de cocheira, esta tarefa parece ser ainda mais difícil, pois, normalmente, como alternativa, esta categoria ou é submetida a tratamentos hormonais ou é retirada do manejo nutricional intenso para que manifeste o cio naturalmente.

Entretanto, o resultado de um teste realizado no período de novembro de 2004 a fevereiro de 2005, na Fazenda Fortaleza em Valparaíso/SP, de propriedade de José Carlos Prata Cunha, demonstrou que com um programa nutricional específico, baseado no respeito às condições nutricionais do zebu e a um perfeito equilíbrio entre Energia e Proteína Metabolizáveis, é possível obter bons índices como resultados desta adequação nutricional.

De fato, houve um desafio. A Êxito Rural que trabalha desde 1998 com todo o programa nutricional e de pastagens na Fazenda Fortaleza, com bons índices de cio natural nos animais de cocheira, foi desafiada por uma empresa multinacional, líder em vendas de rações para animais de alto desempenho que pretendia demonstrar os resultados de seu programa, através da avaliação de fertilidade dos animais submetidos ao teste.

Foram separados dois lotes de 15 novilhas cada, com peso médio de 420 kg e cada lote foi tratado por uma empresa com silagem de milho (que não é um volumoso ideal para este fim) e ração concentrada na proporção de 1,2% do peso vivo médio.

Os resultados foram: o ganho médio de peso do lote tratado pela Êxito Rural, no período, foi de 0,844 kg/animal/dia e da concorrente foi de 0,767 kg/animal/dia. O lote da Êxito Rural, em uma bateria de inseminação artificial, confirmou 11 prenhezes, índice 60% superior ao apresentado por outros programas, enquanto o da concorrência resultou em 5. Com relação ao custo, o programa da Êxito Rural foi o menor, resultando em R$ 3,40 dia/animal e em R$ 7,12 dia/animal para o programa da desafiante.

De acordo com o gerente da Fazenda Fortaleza, Arlindo Messias, “a relação custo e benefício do Programa Nutricional da Êxito Rural é o melhor que o mercado disponibiliza para o criador atualmente”, conforme ele mesmo pôde comprovar. Ele complementa que, outro grande benefício diz respeito ao aproveitamento do potencial reprodutivo das fêmeas. “O índice de fertilidade do gado tratado aumentou em 50% com a dieta. Anteriormente ao trabalho da Êxito tínhamos que induzir o cio das novilhas, através de hormônios, o quê não é saudável para a vida reprodutiva do animal e muito custosa para o criador”, explica Arlindo.

Rogério Costa, diretor técnico da Êxito Rural, explica que a dieta testada já fazia parte da alimentação dos animais da Fazenda Fortaleza que, normalmente, não apresentam dificuldades de emprenhar suas novilhas. Com o desafio foi possível avaliar objetivamente os resultados. “Em nosso trabalho, procuramos ajustar as dietas aos volumosos ou outros alimentos disponíveis na fazenda como uma verdadeira “sintonia fina” com as necessidades e disponibilidades do criador e assim diminuindo os custos com insumos e buscando atingir o objetivo produtivo de cada grupo de animais, como aconteceu com este lote de novilhas”, enfatiza Rogério. Ele complementa: “especificamente no caso de animais de cocheira, tratamos cada um deles como um indivíduo, pois entendemos que “eles” são nossos clientes”.

O plantel da Fazenda Fortaleza é formado por animais Nelore, entre PO e POI. Atualmente cerca de 200 cabeças, entre machos e fêmeas são tratados em cocheira ou suplementados em piquetes. A Fazenda há muito tempo alimenta seus animais com os produtos elaborados especialmente pela Êxito Rural e outros produtos oferecidos no mercado. Entretanto, a partir dos resultados obtidos pelo desafio, toda a ração consumida pela propriedade passou a ser do Programa Nutricional Êxito Rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *