Agricultura

Plantio direto garante sustentabilidade da lavoura

A importância da realização correta das técnicas de manejo do solo dentro da atividade de produção agrícola, consiste em prática importante para obtenção de resultados. Sendo assim, faz-se necessária a aplicação de diferentes técnicas que, conjuntamente realizadas, propiciam condições favoráveis à semeadura, ao desenvolvimento e à produção das plantas cultivadas. Para que esse objetivo seja atingido com sucesso, no entanto, as pesquisas apontam para o uso do plantio direto com cobertura vegetal seca, como uma técnica imprescindível para garantia da sustentabilidade da produção de culturas anuais, sem causar danos ao meio ambiente. Nas lavouras de soja, o uso do SPD, Sistema de Plantio Direto é indicado em praticamente todas as situações de cultivo, podendo ser aplicado, conjuntamente com técnicas de rotação de cultura, como forma de potencializar ainda mais os seus resultados, enfatiza o pesquisador do CNPSO, Centro Nacional de Pesquisa de Soja, Paulo Roberto Galerani.

Galerani fala, no entanto, que a conscientização dos sojicultores têm se mostrado o maior desafio, principalmente, no sistema de produção aplicado na região Centro Oeste do Brasil, onde algumas localidades, ainda têm como forma de preparo do solo, o uso continuado de grades de disco, com várias operações anuais. Segundo ele, o resultado desse tipo de prática freqüentemente causa a degradação da estrutura do solo, com formação de camadas compactadas, encrostamento superficial e perdas por erosão. Na opinião do pesquisador, o SPD apresenta-se como a melhor opção para diminuir a maioria desses problemas, pois, seu uso contínuo proporciona efeitos significativos na conservação e na melhoria do solo, dos lençóis de água e no aproveitamento dos insumos como os fertilizantes, diminuindo os custos e melhorando a rentabilidade da propriedade.

Desenvolvida por um grupo de agricultores paranaenses, em meados da década de 1970, o Sistema de Plantio Direto tem suas bases na preservação dos recursos naturais se contrapondo ao sistema convencional de manejo das lavouras. O SPD, fundamenta-se na ausência da remoção e preparo do solo, convencionalmente, conhecidas pelo uso da gradagem e do arado no solo e na cobertura permanente do terreno com cultura mortas.

Informações da propriedade é fundamental

O conhecimento detalhado da área de cultivo é essencial para obtenção de sucesso no SPD, sendo necessário para tanto, que o produtor realize um levantamento dos recursos disponíveis em sua propriedade. O levantamento do solo deve ser feito de modo a coletar informações referentes á tipificação, condições de fertilidade ou se existe a formação de camadas de compactação. Além disso, o agricultor deve catalogar todas as espécie de plantas daninhas para eventual tratamento com herbicidas. Outros itens importantes para serem averiguados referem-se à analise da topografia, práticas conservacionistas existentes e drenagem de córregos e açudes.

O uso de máquinas e equipamentos nesse sistema, também, difere-se do sistema convencional, sendo necessários bicos de pulverização adequados para as diferentes condições e controladores de pressão. Quanto a semeadura, existem disponíveis no mercado vários modelos próprios para esse tipo de plantio, entretanto, na fase inicial de implantação deve-se utilizar semeadoras tradicionais, com adaptadores como forma de o agricultor conter despesas.

Quanto aos recursos humanos necessários para o trabalho no campo e na execução do sistema de plantio direto, a mão-de-obra deverá estar conscientizada dos princípios desse sistema e adequadamente informadas quanto ao uso das tecnologias que o modelo necessita. O treinamento deve ser planejado de forma que no momento de realizar as operações, haja conhecimento suficiente dos funcionário da fazenda para aplicação adequada das práticas. A participação do produtor e da assistência técnica para trocar informações e experiências é fundamental para o sucesso da empresa, explica o pesquisador. “Nas lavouras de soja, o planejamento é fator importante para se reduzir os erros e riscos da implantação dessas técnicas aumentando as chances de sucesso”, observa.

O pesquisador do CNPSO, enumera um passo a passo para a implantação do sistema de SPD, em lavouras comerciais. A elaboração e interpretação de mapas da propriedade, bem como esquemas de trabalho constituem uma primeira etapa dos trabalhos; em segundo lugar é importante a divisão da fazenda em glebas e a seleção cronológica das mesmas para adoção do sistema, tendo a rotação de culturas como tecnologia essencial. Segundo ele, para isso deve-se dividir a propriedade em glebas ou talhões tomando como base as informações obtidas nos levantamentos, principalmente, de fertilidade de solo e topografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *