Agricultura

Atenção na hora de guardar os grãos

O Grupo Kepler Weber, empresa que há 78 anos de atuação no mercado de armazenagem, realizará, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), o lançamento de suas novidades na sua linha de máquinas de limpeza e secagem de grãos. Othon d’Eça Cals de Abreu, diretor presidente do grupo, diz que o setor de armazenagem no Brasil, está muito carente de tecnologias que auxiliem e produtor no tratamento e estocagem de seus grãos. “apontando para essa necessidade é que a Kepler Weber criou mais essas novidades para o produtor. Dessa forma, ele pode, realmente, transformar seu produto em commodities, pois, escolhe a melhor hora de negociá-lo com o mercado”.

De acordo com o empresário é preciso criar no Brasil, em caráter emergencial, um sistema de armazenagem que supra o déficit formado de, aproximadamente, 40% da produção. “Só para se ter uma ideia, de 1998 para cá a produção no Brasil saiu dos 86 milhões de toneladas para mais de 125 milhões na safra 2002/03. E esse número vem crescendo a taxas vertiginosas de 5 a 10% ao ano. Isso, se colocado nos parâmetros de escoamento de safra brasileira, dá filas de caminhões que vão de São Paulo a Manaus”, conclui.

Desenvolvido para atender os mais diferentes portes de produtores rurais, a nova linha de máquinas de limpeza, poderá ser encontrada em sete versões, com capacidades variando de 30 até 300 t/h. Denominadas de Safety Cleaning System (SCS), as novas máquinas dispõem de sensores de segurança nas peneiras. Assim, explica Adriano Mallet do departamento de marketing da empresa, é possível o produtor operar a máquina, sem a necessidade de limpeza continuas.

Outra novidade, está no acionamento da máquina com o menor número possível de peças móveis. Desta forma, o tempo de manutenção e eventuais trocas de itens de reposição. Isso aumenta a confiabilidade do produtor no equipamento, conclui Mallet.

Sérgio Araújo gerente de engenharia da empresa, explica que essas máquinas foram projetadas pelo departamento de engenharia do grupo Kepler Weber, já visando, a redução de pó no ambiente. Para isso, utiliza câmara de aspiração com sistema de recirculação de ar e filtragem por mangas. Os equipamentos operam com movimento orbital circular que apresenta um funcionamento suave e silencioso, e trazem, como item opcional, a possibilidade de quadro elétrico de proteção e comando dos motores.

Já com a linha de secadores denominada (Automatic Drying System – ADS), o produtor te a opção de escolher o modelo com coluna ou cavalete, ale de diferentes capacidades e níveis de recirculação de ar e secagem. Araújo mostra que a versão de colunas é de fácil operação e manutenção, pois evita o acúmulo de resíduos. A secagem é uniforme e permite a secagem de grãos com alto teor de impurezas. O sistema auto limpante permite o funcionamento continuo da máquina, evita perdas de grãos durante o processo de carga, além de permitir que o secador permaneça carregado com grãos úmidos durante à noite. As versões re-circuladas são de elevada eficiência energética, o que segundo o técnico resulta numa secagem bastante econômica.

A grande novidade de linha de secadores ABS, está neles poderem vir dotados de um software de controle que permite, o monitoramento automático e registro de todos parâmetros de operação do equipamento. Além disso, o sistema mantém registro histórico dos dados de processos e permite o controle, utilizando, a rede mundial de computadores (Internet). Na tela do computador, uma interface de desenho disponibiliza todos os comandos e informações do secador à distância, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *