Agricultura

Arroz – o mapa genético

O IRRI (International Rice Research Institute – Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz) avalia que, até o ano 2020, a alimentação de quatro bilhões de pessoas dependerá do arroz. O sequenciamento auxiliará pesquisas de melhoramento genético para, por exemplo, aumento nutricional e da produtividade. Além disso, o genoma do arroz serve como modelo para outros cereais, como milho, trigo, aveia e centeio, já que é o menor entre eles.

Três variedades geneticamente modificadas de arroz estão sendo desenvolvidas atualmente. Uma delas é o arroz dourado, rico em betacaroteno, estudado pelo IRRI em parceria com a Universidade de Freiburg (Alemanha). Na China, o arroz resistente a inundações já está sendo testado. A variedade resistente à bactéria Xanthomonas oxyzae, desenvolvida pelo Philrice (Instituto Filipino de Pesquisas do Arroz), também está em fase de testes.

Embrapa lança laranja pineapple

A Embrapa, lançou em janeiro, em Cruz das Almas (BA), a laranja Pineapple, uma variedade altamente produtiva, comparada à laranja ‘Pêra’ e extensivamente utilizada na Flórida (Estados Unidos), de onde é originária. O pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Orlando Sampaio Passos foi quem trouxe as sementes da Pineapple para a Embrapa, na década de 70. Daí, foram obtidos clones, avaliados e indexados em relação a doenças, sendo selecionados aqueles de melhor comportamento em relação à produtividade, qualidade dos frutos e sanidade. As matrizes estão em um dos três telados da Embrapa Mandioca e Fruticultura, juntamente com outras 29 cultivares e clones de citros. A Pineapple é uma laranja de boa qualidade, que pode se tornar uma nova opção para a citricultura, caracterizando-se como uma fruta que atende ao abastecimento do mercado interno e principalmente ao processamento de suco no primeiro semestre do ano (época mais carente de frutos para tal finalidade). “Avaliada há cinco anos em pomares particulares da região de Rio Real (BA), a variedade já foi testada industrialmente, mostrando excelente qualidade, com exceção da quantidade de sementes, que é superior às outras”, explica Orlando Passos.

Características e recomendações

Com porte alto (cerca de 3,6 metros), copa cilíndrica e forma lembrando o fruto do abacaxi (daí o nome da cultivar), a Pineapple tem maturação precoce, com colheita de março a junho, e alta produtividade (em torno de 40 toneladas por hectare ou cerca de 100 quilos por planta, o que corresponde ao dobro da média anual). A planta começa a produzir a partir de três anos e o tamanho médio do fruto é em torno de 240 gramas.

A laranja Pineapple pode ser cultivada em qualquer região do País, evitando-se aquelas muito chuvosas ou sujeitas a geadas. Ela tem preferência por solos areno-argilosos, profundos e planos e deve ser plantada com espaçamento de 7m x 4m, o que equivale a 400 plantas por hectare.

Citricultura brasileira

Mais de 90% da produção brasileira está no grupo de laranja doce. A Pera é predominante e chega a ser quase exclusiva nos Estados da Bahia, Sergipe, Paraná e Minas Gerais. Preocupada com a mono-citricultura, a Embrapa vem avaliando outras variedades de laranja, tangerina, lima, limão e pomelo. A recomendação da ‘Pineapple’ é parte do projeto de diversificação da Empresa, estando previstas novas liberações em 2003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *